Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quarta-feira, 21 de março de 2012

REFLEXÃO - A HONRA - Por J. J. Rodrigues de Bastos

Não há nada no mundo, nem mais forte, nem mais frágil que a honra.
A verdadeira honra consiste na justiça.
O homem que não é justo, não é lembrado.
A honra anuncia virtudes.
As honras nem sempre se supõem.
Aquele que vende a honra, recebe a infâmia.
A honra que se vende, é sempre paga mais cara do que vale.
Não são os empregos que honram os homens, mas os homens que honram os empregos.
Quem perde a honra pelo negócio, perde o negócio e a honra.
A honra não pode ser substituída pela glória, como a felicidade não pode ser substituída pelo prazer.
A honra, uma vez perdida, não pode recuperar-se.
A honra é como a neve que, chegando a perder a sua primeira brancura, nunca mais vem a alcançá-la.
Honrai os bons para que vos honrem e os maus para que não vos desonrem.
A honra, por mais que se firme na opinião, é sempre fraca sem a religião.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Orações às refeições

Ao Senhor agradecemos,

Aleluuuuia,

O alimento que aqui temos,

Aleluuuuia.

Uns têm e não podem,

Outros podem e não têm,

Nós, que temos e podemos,

Bendigamos ao Senhor.

Bom Apetite!!!

terça-feira, 13 de março de 2012

Voluntário Adulto no Escotismo



A presença do adulto


Quando o Escotismo começou a se expandir, lá pelos meados de 1908, a partir da publicação do livro Escotismo para Rapazes, baseado nas experiências de vida de Baden-Powell, e principalmente nos resultados do acampamento experimental da Ilha de Brownsea (Inglaterra), não se imaginava que fosse tomar a dimensão que tomou logo, por isso não havia um programa onde a participação do adulto fosse necessária.
Era um método concebido para a auto-educação dos jovens; e de um certo modo ainda hoje assim está definido em seu propósito.
Mas logo se fez necessário a presença de adultos para orientar os jovens. Todavia o Movimento continuou a ser um movimento para jovens; não se descartando que os adultos também se beneficiam dele, quer seja através do aprendizado de técnicas e habilidades, quer seja através da diversão e ambiente de camaradagem que acompanham as atividades escoteiras, ou ainda por saber-se útil à sua comunidade.

O Trabalho do adulto voluntário no Grupo Escoteiro

O Grupo Escoteiro, e as Seções Autônomas, são as organizações locais que proporcionam prática do Escotismo para os seus membros. São nestas organizações que a maioria dos adultos voluntários desenvolvem o seu trabalho - os níveis regional e nacional também contam com o trabalho voluntário.

Basicamente há duas espécies de trabalhos a serem desenvolvidos junto a um Grupo/Seção; O técnico, que é o trabalho junto aos jovens, e o de apoio, realizado em funções de administração, finanças, relações públicas e institucionais, etc.

Basicamente há duas áreas de atuação para os adultos em um grupo escoteiro: A técnica, onde aqueles que tem habilidades ou facilidade para atuar como educador de crianças e jovens, colaboram pondo em prática o programa escoteiro; e a administrativa, na qual atual os adultos que apresentam habilidades para administração, comunicações, transportes, finanças, serviços gerais, etc..

Os adultos que atuam na ÁREA TÉCNICA são chamados escotistas (em alguns grupos há a figura do diretor técnico, o qual é um dirigente por não atuar diretamente com os jovens). São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como escotista:

» chefe de seção (Alcatéia de Lobinhos, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro);
» assistente de chefe de seção;
» instrutor (auxíliar eventual com conhecimento prático em alguma assunto específico, que contribui, em colaboração com a chefia da seção, para o treinamento, a orientação e avaliação dos jovens).

Os adultos que atuam na ÁREA ADMINISTRATIVA são chamados dirigentes. São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como dirigente:

Membro da Diretoria (alguns cargos são eletivos para mandatos de dois anos, outros são criados pela própria diretoria e os seus membros nomeados por ela, varia de grupo para grupo);
Membros da Comissão Fiscal (cargos eletivos para mandatos de dois anos)
Membros de Comitês e comissões de trabalho ou assuntos (transportes, comunicações, captação de recursos financeiros, etc) Assessores para os mais diversos assuntos.
Nos casos dos cargos eletivos exige-se que o membro seja sócio do Grupo antes de concorrer ao cargo, nos demais casos uma entrevista com o responsável por recursos adultos do grupo ou toda a diretoria do grupo é quem definirá a situação do candidato a voluntário .

Como fazer para ingressar em um grupo escoteiro
Após contactar o grupo, haverá uma entrevista preliminar onde deverão ser conciliados os interesses do grupo com os seus interesses. Serão pedidas referências pessoais para checagem (é o cuidado de quem trabalha com crianças e jovens).

Uma vez entedidos que os seus interesses conciliam com os do Grupo, e que há uma área onde você pode colaborar, e após checados todas as informações dadas, será ministrada uma Palestra Informativa, através da qual você melhor conhecerá o escotismo e participação dos adultos nele. O passo seguinte é a designação de um assessor pessoal, alguém que lhe orientará em suas funções. Antes de sua designação, nomeação ou eleição é negociado o termo de adesão, deconformidade com a Lei do Voluntariado, no qual são estabelecidos as suas funções e o tempo de trabalho que você se dispõe a dedicar ao Escotismo, entre outras coisas. Agora só resta entrar no sistema de formação e arregaçar as mangas para o trabalho, ou vice-versa.

Para obter informações mais detalhadas sobre o Escotismo e o trabalho do Voluntário faça o download do DAIME (Documento do Adulto Iniciante no Movimento Escoteiro).

ESCOTISTAS

DIRIGENTES
Tarefa Atuar diretamente na educação dos jovensAtuar nas áreas de apoio: administração, finanças, materiais e suprimentos, relações institucionais, comunicações, etc.  Cargos Chefes de Seção, Assistentes de Chefe, Instrutores Membros da Diretoria, Comissão Fiscal e Comissões de Pais Tempo para Planejar, executar e avaliar atidividades de sua Seção: reuniões de sede, bivaques, acampamentos, excursões e visitas Participar das reuniões do órgão em que é membro (geralmente mensais) e desempenhar as ativididades de acordo com as escalas de serviço: secretaria, tesouraria, almoxarifado, apoio às atividades

Tanto para os dirigentes quanto para os escotistas exige-se identificação com os Fundamentos do Escotismo, aceitando plenamento os princípios nele expressos, e vontade ferrea de colaborar por acreditas no ideal escoteiro.

Os conhecimentos escoteiros, as habilidades mateiras, a preparação para atuar como educador, tudo isto é feito nos cursos de formação ofertados pela UEB através da Região Escoteira, sendo as primeiras informações sobre o Movimento dadas através de uma Palestra Informativa.

Perfil básico do adulto

»»> que tenha disposição para assumir e enfrentar as tarefas próprias de seu processo de desenvolvimento pessoal, quer seja quanto às responsabilidades educativas ou em função de apoio a quem atua diretamente com elas;
»»> que manifeste uma atitude intelectual suficiente para compreender os alcances fundamentais da tarefa que desenvolve; que possua a competência e qualificação que requer a função que se propões a realizar, ou que se comprometa a desenvolver o processo necessário para obtê-la;
»»> que demonstre adesão às normas da União dos Escoteiros do Brasil, aceitando-as e incorporando-as à sua conduta; que tenha a idade, a saúde e o tempo suficiente para desenvolver com afetividade a responsabilidade que se propões a assumir.

CARGO IDADE MÍNIMA ESCOLARIDADE
Diretor de Grupo e membros da Comissão Fiscal 21 anos Superior incompleto/cursando (recomendado)
Mestre Pioneiro 23 anos Superior incompleto/cursando
Assistente de Mestre Pioneiro 22 anosCurso Médio Completo (antigo 2º grau)
Chefes de Seção 18 a 23 anos*Curso Médio Completo (antigo 2º grau)
Assistentes de Seção18 anos Estar cursando o ensino médio (antigo 2º grau) devendo ter completado no caso do Ramo Sênior.
Instrutores e outros colaboradores, maiores de 18 anos

domingo, 11 de março de 2012

QUAIS SÃO ALGUMAS DE SUAS TRADIÇÕES?


Porque os membros do Escotismo vestem um uniforme?
Desde os primórdios, os líderes adultos e jovens que participam do Escotismo no mundo inteiro vestem um uniforme. Os lenços coloridos e distintivos são reconhecidos mundialmente. O uniforme (ou traje, conforme adotado em alguns grupos escoteiros) serve para identificá-lo como organização a qual pertencem e permite que todos se sintam como iguais na fraternidade mundial escoteira. Sua aparência é importante. O modo pelo qual veste o seu uniforme dá uma imagem positiva sobre o Movimento Escoteiro para os jovens os quais você lidera e para aqueles que encontram você no Escotismo e outros eventos, e demonstra o seu orgulho e prazer em ser um Escotista (adulto em uma posição técnica). Os membros da Diretoria do Grupo (Dirigentes) e outros colaboradores (Instrutores, examinadores, conselheiros, etc.) também são estimulados a usar o uniforme

Outras Tradições

· Escotismo tem outras tradições, tais como o uso do aperto de mão esquerda.
 

· símbolo escoteiro é a flor-de-lis que aponta o Norte nos mapas e nas bússolas. É o distintivo do Escoteiro, porque aponta na direção certa, para o alto. Mostra o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas, também, lembram os três itens da Promessa.
 

· O Lema do Escoteiro é: SEMPRE ALERTA! Significa que o Escoteiro está sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir os seus deveres para com Deus, a Pátria e o Próximo.


quarta-feira, 7 de março de 2012

O GRUPOESCOTEIRO ROAMA DEU INICIO AS SUAS ATIVIDADES


No último sábado, 03 de março, o Grupo Escoteiro Roama deu início as suas atividades de 2012 com uma intensa atividade de integração entre Chefes, Lobinhos, Escoteiros e pais.

Informamos que o grupo está aberto para novos integrantes e que pratica suas atividades aos sábados a partir das 14 horas na sua Sede na Rua José Franciosi, Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo.

Alcateias e patrulhas preparem-se, pois vem aí a atividade do dia 10 de março, uma nova  aventura Escoteira! Sempre Alerta!

segunda-feira, 5 de março de 2012

COCA-COLA E PEPSI JÁ PATROCINARAM O ESCOTISMO NO PASSADO

As maiores companhias de refrigerantes do mundo já patrocinaram o escotismo por muito tempo.Veja as propagandas que fizeram sucesso nas décadas de 40,50,60 pelo mundo inclusive no Brasil


APROVEITEM E VEJA A ATUAL PROPAGANDA INDEPENDENTE DO ESCOTISMO.COM A MUSICA DA COCA-COLA...


ORAÇÃO DO LOBINHO

Senhor meu...

Ensina-me a ser humilde e bondoso,
 a imitar o Teu exemplo, 
a amar-Te com todo o meu coração
 e a seguir o caminho que há de levar-me para junto de Ti.

Assim seja!

sexta-feira, 2 de março de 2012

HASTEAMENTO E ARRIAMENTO DA BANDEIRA


Como incentivo à cidadania e patriotismo, a Bandeira Nacional deve ser hasteada no início das atividades escoteiras e arriada ao final. No caso de atividades que durem mais dias o arriamento deve ser feito às 18 horas.

No caso do cerimonial incluir outras Bandeiras, como do Estado, Cidade, Grupo Escoteiro, etc., deve-se tomar o cuidado para que a Bandeira Nacional mereça o destaque, ao centro e mais alta, bem como deverá ser a primeira a chegar ao topo do mastro, no hasteamento, e a última a descer, no arriamento.

Em caso de Luto Oficial, no hasteamento a Bandeira subirá até o topo do mastro e retornará a “meio-pau”, e no arriamento sairá de “meio-pau” até o topo do mastro, de onde será definitivamente arriada.

FORMAÇÃO PARA O CERIMONIAL: A formação da Tropas será em ferradura, com o Chefe e Assistentes s e colocando na sua abertura, lateralmente e um pouco afastados do mastro.
Preparação – existem bandeiras – como a francesa, a italiana, a belga e outras – que, pelo seu desenho, não exigem cuidados especiais quando do hasteamento, outras, no entanto, com a da Holanda, da Alemanha, da Venezuela, da URSS e a nossa, tem alto e baixo, devendo, portanto, cuidar-se de hasteá-las na posição correta. Em quaisquer circunstâncias, verificar:
· se os nós de fixação da bandeira na adriça são os certos e se estão devidamente apertados, evitando-se que a bandeira se solte, em decorrência de um nó frouxoou mal aplicado;
· se a perna de subida da adriça está amarrada no canto superior da bandeira, evitando-se que seja hasteada de cabeça para baixo;
· se a adriça está desembaraçada, tanto para a subida como para a descida.

Tomados estes cuidados, a bandeira está pronta para a cerimônia.


QUEM VAI HASTEAR/ARRIAR: O Chefe designa dois membros juvenis para cada Bandeira.

HASTEANDO: Ao serem chamados os dois jopvens se dirigem ao mastro,onde retiram a “cobertura”, e um deles se coloca com o mastro às suas costas, tendo nas mãos a adriça que deve ser puxada, enquanto o outro, com a Bandeira em suas mãos, se coloca de frente e afastado do mastro, formando com a adriça um triângulo retângulo, cujo ângulo reto está justamente no jovem que fica junto ao mastro.
Quando está tudo preparado o jovem que está com a Bandeira diz: “CHEFE,BANDEIRA NACIONAL PRONTA!”,
O Chefe, então, dirá:
- ATENÇÃO TROPA, FIRMES!
Todos ficam firmes.
- BANDEIRA NACIONAL EM SAUDAÇÃO!
Todos fazem a saudação.
- IÇA!

O jovem que estiver junto ao mastro vai puxando a adriça, de maneira uniforme, enquanto o outro vai liberando a adriça e mantendo-a esticada, de tal forma que a Bandeira possa alcançar o topo do mastro.

Quando a Bandeira atingir o topo quem está junto ao mastro continua segurando a adriça, enquanto o outro se aproxima, recolhendo a sobra, que será presa ao mastro. Enquanto isso é feito o Chefe comanda o descansar.

Feito isso, os dois colocam a cobertura, distanciam-se 3 metros do mastro e, voltando-se para a Bandeira fazem a saudação, retornando em seguida para os seus lugares.

ARRIANDO: O processo segue o mesmo ritual, com pequenas mudanças na seqüência. Inicialmente os dois chamados dirigem-se até 3 metros do mastro e fazem a saudação, para após retirarem a cobertura e preparem o triângulo com a adriça. As frases são as mesmas, com a alteração do verbo Hastear por Arriar. Feito o arriamento as duas pessoas desatam a Bandeira da adriça, que será recolhida, e dobram a Bandeira, que será entregue ao Chefe, após o que retornam aos seus lugares.

O que é Escotismo?

DIA 22 DE FEVEREIRO - 155 ANOS DE NASCIMENTO DE ROBERT BADEN-POWELL


No dia 22 de fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Inglaterra, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que mais tarde fundaria o maior movimento mundial de jovens, o Escotismo.

Robert Baden-Powell foi uma criança e um jovem muito ativo, de uma família singular, e que se transformaria, ao longo dos anos, em um hábil militar, um herói britânico, um exímio educador e um promotor da paz e compreensão entre os povos.

Como um presente para todos estamos disponibilizando aqui, para ser baixado, uma palestra do Fundador do Escotismo intitulada "A Educação pelo amor substituindo a educação pelo temor", proferida no 3° Congresso Internacional de Educação Moral, realizado em Genebra - Suíça, em 1º de agosto de 1922, e publicada na revista JAMBOREE: The World-wide Scout Journal -  nº 9, em janeiro de 1923. É uma excelente leitura, na qual Baden-Powell nos apresenta sua moderna visão de como um sistema de educação voluntária, baseado na boa vontade e nos serviço mútuo, pode substituir o velho sistema em que a disciplina é mantida pela repressão. Baixar Arquivo

Também oferecemos um documento com um pouco da vida e história do Fundador, baseado em conteúdo disponibilizado no site da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, em 2007, durante as comemorações do Centenário do Movimento Escoteiro. Baixar Arquivo

Que possamos nos inspirar em Baden-Powell e, fortalecidos por seu exemplo, continuar em nosso ideal de oferecer à juventude experiências educativas que ajudarão a construir um mundo melhor.

Fonte: http://www.escoteiros.org/noticias/noticia_detalhe.php?id=265