Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Campanha do Agasalho

              

        Conforme a campanha do agasalho organizada pela UEB-RS, o grupo escoteiro Roama-133 fez a sua participação junto a comunidade Serafinense, após recolhidas peças infantis e de inverno e selecionar uma entidade, o Lobinho Rafael e os escoteiros Cristiane e Antony foram junto com a chefe Lia doar as roupas para a Escolinha Pedacinho de Céu. As roupas foram entregues para a representante Zenaide na atividade do sábado dia 04 de agosto do qual posteriormente fará à entrega as crianças carentes desta instituição de ensino.
 
O passo é de formiguinha mas a atitude é que faz a diferença!!! 





sábado, 11 de agosto de 2012

Dia dos Pais

Neste sábado dia 11 de agosto aconteceu a comemoração de Dia Dos Pais!!!


     Dia dos pais não é um dia comum, embora as horas e os minutos no ponteiro do relógio passem no mesmo ritmo dos outros dias da semana... É um dia de reflexão, de festa, de congraçamento, de amor. E quando pai e filho estão unidos pelo mesmo amor, a compreensão emana no seio do lar e as conquistas tornam-se mais fáceis e frutuosas.
Abaixo algumas fotos dos momentos em que pudemos disfrutar deste amor entre os pais e seus filhos, o nosso muito obrigado Queridos Pais.











 Obrigada a todos os pais (e chefes pais) que puderam se fazer presentes nesta data tão especial para seus filhos e para o Grupo Escoteiro Roama, que sempre possamos contar com a presença e o apoio de vocês para Permanecermos SEMPRE EM PÉ !!!!

Sempre Alerta para Cumprir com o Melhor Possível!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como devemos cuidar do nosso planeta?


No último Sábado os Lobinhos venceram mais uma etapa do Lobo Saltador e dentre as várias etapas aprenderam a cuidar do Planeta de forma Sustentável.


Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.


O Chefe Baloo explicou para os Lobinhos um pouco dos Conceitos, das Ações possíveis e principalmente dos Benefícios, e juntos aprendemos a fazer uma Horta em Garrafa Pet.

Saiba você tambem como fazer, e seja Sustentável!!!

Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Com uma garrafa pet você pode dividi-la ao meio e com a tampa você fará um furo e passar por este furo uma fitinha de tecido sendo que uma parte ficará para dentro e outra para fora da tampa, esta tampa ficará em contato com um dedo de água, e em cima do outro lado a fita você colocará um pouco de terra e a mudinha da planta. Olhe as fotos e aprenda melhor com os Lobinhos da Alcatéia Cruzeiro do Sul.













 Sempre Alerta para cumprir com o Melhor Possível!!!