Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Monitor, o líder!

Sabemos da importância de um bom líder para a equipe ou grupos, tanto no Movimento Escoteiro como para qualquer aspecto da vida. Sendo que no Movimento Escoteiro os Primos e Monitores são os que cumprem o papel de líder nas matilhas e patrulhas, respectivamente.
Em uma patrulha, que será a unidade de trabalho dentro das tropas, é essencial que o jovem que foi designado para dirigi-la seja capaz de fazê-lo. Entende-se por capaz não o mais esperto ou inteligente e sim um bom guia, com espírito de liderança.
Algumas qualidades de líder são naturais, mas algumas são adquiridas e podem ser treinadas. As qualidades naturais podem ser expandidas com o tempo, mas as vezes elas são explícitas e logo a patrulha nota estas qualidades e elege esse jovem como seu monitor. Uma das qualidades natas é o “magnetismo pessoal”, notado que o jovem sem esforço atrai os demais para o trabalho, jogos, rodas de conversa e outras atividades. Já as qualidades adquiridas devem ser treinadas e desenvolvidas usando o sistema de patrulhas e pelas técnicas escoteiras.
É importante que o jovem tenha uma idade adequada para cumprir essa função, pois por experiência, nota-se que um mais jovem mais velho não se sente seguro por ter um líder mais novo que ele, mesmo que este apresente mais aptidão para o cargo. Assim como o mais novo, no papel de monitor, pode apresentar insegurança ao guiar os mais velhos.
Por mais que o monitor ou primo, seja totalmente capaz de liderar com suas qualidades naturais e ser treinado nas qualidades adquiridas, é uma tarefa tão importante que não se deve esperar de nenhum jovem que consiga realizá-la sozinho. Ou seja, uma segunda pessoa deve auxiliá-lo e suprir a sua ausência, este jovem terá o papel de Submonitor.
O Submonitor é um membro da patrulha escolhido pelo monitor com aval da patrulha. É essencial que o Monitor e Submonitor cooperem entre si e mantenham a patrulha organizada. Um erro comum dos escotistas é eleger o submonitor sem consultar o monitor e a patrulha. Isso irá prejudicar a patrulha e a correção desse problema se dará somente com a troca imediata do cargo, e isso pode ser visto pelos jovens como uma fraqueza da chefia.
Uma conversa entre o escotista e o monitor, deverá ocorrer para ambos exporem os motivos da indicação do submonitor, se não entrarem em um acordo a escolha é dada pelo monitor e o Chefe não deve impor contra o desejo do monitor. Pois caso, julgue que seja uma escolha equivocada, o monitor tem que aprender com seus próprios erros, isso fará parte do seu desenvolvimento.
Para um bom funcionamento destas equipes, os escotistas tem que saber lidar e treinar os monitores para que eles sejam a ligação entre a patrulha/matilha e os escotistas.
Todos na patrulha devem respeitar o monitor como líder, e este deve saber como guiar e não “empurrar” a patrulha. É preciso dar uma atenção aos monitores, estes devem estar aptos a expor sua opinião e tomar decisões, caso cometa um erro, tem que aprender com este.
Certa vez ouvi que a patrulha é como uma máquina com suas engrenagens, cada elemento é um dente e se um dente quebra toda a patrulha é prejudicada e o monitor faria o papel de eixo guiando os demais. Se todos da patrulha tiverem isso em mente, principalmente os monitores, o sistema de patrulha funcionará facilitando o trabalho dos escotistas.
Seguem 10 características que um grande líder deve ter, não somente monitores, pois se aplicam em todos aspectos da vida:
  1. GRANDES LÍDERES COMETEM ERROS E SE RESPONSABILIZAM POR ELE
Ser um grande líder não significa que você não possa cometer erros. Mas sim que você precisa se responsabilizar por eles e rapidamente começar a resolvê-los (ao invés de culpar o primeiro que aparece). Além disso, um grande líder aprende constantemente com esses erros, garantindo que não aconteçam novamente, atrasando a evolução da empresa.
  1. GRANDES LÍDERES CONSEGUEM FICAR “NEUTROS”
Grandes líderes aprendem a ter controle sobre suas emoções, principalmente de nervosismo. Eles não passam insegurança, não intimidam e não tentam controlar os outros. Pelo contrário: agem como pacificadores e neutralizadores. Ao invés de aguçar, acalmam e tranquilizam.
  1. GRANDES LÍDERES NÃO EXTERNALIZAM SEUS PROBLEMAS
Grandes líderes não expõem todos os problemas para suas equipes. Muito pelo contrário. Eles tentam poupar emoções negativas e deixar os problemas de lado. A equipe deve estar focada em soluções, e não em problemas.
  1. GRANDES LÍDERES TÊM NÍVEIS ALTOS DE PACIÊNCIA E COMPREENSÃO
Grandes líderes permitem que os outros sejam expressivos em suas opiniões e voltados para desafios e oportunidades. Grandes líderes não estão ocupados demais para ouvir sua equipe. E sabem entender as necessidades, desejos e expectativas de cada um.
  1. GRANDES LÍDERES PRODUZEM GRANDES LÍDERES
Líderes excelentes não se sentem ameaçados sem ter o poder e o controle total de uma situação. Eles sabem que não têm a resposta para tudo e nem precisam ter. Eles sabem como construir e incentivar outros líderes sem medo da competição ou da perda de controle.
  1. GRANDES LÍDERES DELEGAM E SABEM QUANDO “SOLTAR”
Grandes líderes se rodeiam de pessoas que têm talentos diferentes, habilidades, estilos de comunicação e diferentes jeitos de pensar. Essas diferenças incentivam a liberdade de expressão, a criatividade, a diversidade e a mudança.
  1. GRANDES LÍDERES TÊM UM ALTO SENSO DE PROPÓSITO
Eles realmente querem incentivar e servir, ao invés de controlar e mandar nos outros. Eles acreditam em um ambiente feliz, saudável e produtivo, onde possam ser um recurso valioso capaz de fazer outros crescerem, e fazerem o seu melhor possível.
  1. GRANDES LÍDERES RECONHECEM E ACONSELHAM SEUS SEGUIDORES CONSTANTEMENTE
Grandes líderes dedicam tempo para conversar individualmente com cada membro de sua equipe. Não somente sobre as funções a serem bem desempenhadas, mas também sobre quem eles são e como ajudam uns aos outros dentro da empresa. Grandes líderes sabem o valor e os benefícios de reconhecer sua equipe de diferentes maneiras.
  1. GRANDES LÍDERES TÊM INTELIGENCIA EMOCIONAL
Grandes líderes conhecem a personalidade e as habilidades necessárias para liderar, inspirar, treinar e dirigir as pessoas para o próximo nível. Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.
  1. GRANDES LÍDERES SÃO AUTÊNTICOS E HONESTOS
Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles estão 100% envolvidos com coração, mente e alma. Eles querem fazer uma diferença positiva com sua equipe.
Veja que para ser um grande líder, não é preciso grandes atos de heroísmo. Nem é preciso mágica ou milagres. Basta que você esteja comprometido com você, com sua profissão, com sua equipe e com sua empresa. E que seu objetivo seja, acima de tudo, ajudar cada um a ser melhor.
Com estas 10 características, você pode agora analisar quais precisam ser mais desenvolvidas. Lembre-se: o poder de ser um grande líder está, acima de tudo, em suas mãos.
Sempre alerta.

Kit de Sobrevivência



O kit de sobrevivência pode ser uma das peças de equipamento mais úteis. O seu conteúdo pode variar, tendo em atenção o tipo de terreno para onde vamos, mas existe uma constituição base. O kit é de fácil utilização e não é caro, pode caber numa caixa de tabaco. É bom criar o hábito de transportar, "diariamente ", a caixa (que pode caber fácilmente no bolso de um casaco) e de verificar regularmente se o conteúdo não se deteriorou, dando particular atenção aos fósforos e aos comprimidos. Para evitar algum barulho, envolva o conteúdo do kit no algodão, que poderá ser utilizado para atear fogo.
O seu kit de sobrevivência deverá conter os seguintes objectos:
Fósforos, que deverão ser utilizados só em último caso, ou seja quando outros métodos de fazer fogo falharem;
Vela, fonte de luz útil para atear fogo (a cera de sebo pode ser comida em caso de emergência);

Pederneira, certifique-se de que a sua pederneira inclui serra - esta combinação permite uma utlização bastante grande, após acabarem os fósforos;

Conjunto de costura
, ideal para consertar a sua roupa e outros materiais;



Comprimidos purificadores de água, devem ser utilizados sempre que a água que vai consumir não ofereça confiança e não tem outro método de purificá-la;
Bússola de pequenas dimensões e preenchida com líquido (verificar se há fugas com regularidade);
Espelho, pode ser utilizado para sinalização;

Alfinetes de dama úteis para segurar peças de roupa, para utilizar como anzóis e para pequenas armadilhas;
Anzóis e linha, o conjunto de pesca deve ter a maior quantidade de linha possivel, deverá também incluir chumbadas;
Serra de arame que pode ser usada para cortar árvores de grande porte (para a proteger da ferrugem cubra-a c/ uma folha oleada);
Saco de plástico grande, para transporte de àgua e outros materiais, assim como é óptimo para destilação ao sol (construíndo-se alambiques ou aproveitando a transpiração das plantas);
Permanganato de potássio, tem várias aplicações desde anti-séptico a uma espécie de antibiótico quando dissolvido em água;
Arame de latão de ø 1,5 mm, para utilização em armadilhas para animais, repetitivamente.

Tiago Fonseca

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Escoteiros do Brasil, participe do Play The Call

Escoteiros do Brasil, participe do Play The Call

Play The Call é um game global que nos desafia a mobilizar dois bilhões de pessoas nos próximos quatro anos para salvar o mundo de verdade. Vai encarar?

Sua principal ferramenta será a internet, e o seu tabuleiro é o mundo real! Serão lançadas missões que terão de ser realizadas no mundo real. Missões impossíveis!

A tarefa dos jogadores é realizá-las e compartilhar os resultados (através de textos, vídeos e fotos) em suas redes para comprovar sua realização e inspirar novas ações.


Como numa grande gincana global, crianças e jovens de todas as idades vão convocar parentes, amigos e vizinhos para ajudá-las a cumprir as missões, que devem ser feitas de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso. Embelezar ruas e praças, restaurar praias e rios, replantar florestas, cultivar a alegria e a paz nas escolas e até reviver o senso de comunidade são algumas dessas tarefas.

Imaginem o que faria Baden-Powell se tivesse em suas mãos o poder da internet e o amor pela natureza e pela humanidade que carregava em seu coração. Qual seria o poder e o alcance do seu CHAMADO, hoje?

Os Escoteiros do Brasil são os primeiros grandes parceiros oficiais do Play The Call e foram convocados para ecoar e liderar “o chamado”, que convida famílias, amigos, vizinhos e sociedade para construir, agora, o mundo dos sonhos.

À meia-noite do dia 21 de dezembro de 2012, o jogo será lançado. O dia do Fim do Mundo Maia. Que tal se, neste limiar do tempo, tocarmos nosso Kudu e declararmos:

“Este velho mundo acabou! Vamos construir juntos o mundo dos nossos sonhos!”  Escoteiros do Brasil, esteja alerta! E... Play The Call!

Bem-vindo à maior aventura de nossas vidas...

Literatura Escoteira



Alcatéia

          

Ramo Escoteiro

Ramo Sênior

    

Ramo Pioneiro

domingo, 9 de dezembro de 2012

Material de Tropa e de Patrulha



Material da Tropa

Pesquisando na internet encontrei uma lista de materiais para Patrulhas e Tropa, chamada de “Lista de Material que uma Patrulha idealmente deveria possuir”. Achei muito interessante as sugestões que incluem material para jogos, fogo de conselho e canto da patrulha, algumas sugestões se aplicam tanto para tropas quanto para a alcateia, mesmo que os lobinhos não necessitam de material de campo, a lista prevê diversas atividades e possibilidades. Pois o escoteiro está sempre alerta.

             Antes de colar a lista aqui, enfatizo a importância destes e a também a sua manutenção. Assim como o material de patrulha deve ser de responsabilidade do almoxarife da mesma.
  
Texto adaptado de Manual do Curso Regional de Guias 2004 – AEP Região de Lisboa:

Material de campo:
- Barraca para 4 a 6 pessoas com espeques. Tapete de chão e duplos tetos;
- Lampião a petróleo, a gás ou a pilhas;
- Panos impermeáveis para toldos;
- Panos de chão para resguardos e latrinas;
- Sacos de lona para transporte de material.

Utensílios:
- Dois machados com resguardo;
- Pá ou enxada; - Picareta;
- Serra para madeira;
- Trado;
- Lima triangular;
- Pedra de afiar;
- Pedra de óleo;
- Macete de madeira ou borracha dura;
- Rolos de sisal;
- Cordas de espessuras diferentes (30~50 metros);
- Ferramentas diversas como pontas diferentes para o trado, martelo, fita métrica, alicate universal, arame, espias e cordas, formão, grosa, etc.

Material de cozinha:
- Cantina completa;
- Duas frigideiras;
- Baldes de lona ou bidões para água;
- Faca de cozinha;
- Concha;
- Escumadeira;
- Garfo de fritar;
- Duas colheres de madeira;
- Abre-latas;
- Saca-rolhas;
- Pegas;
- Varias caixas de plástico para acondicionar farinha, café, açúcar, sal, etc;
- Fogão a álcool ou gás;
- Toalha de mesa;
- Sacos de lona para transporte;
- Diversos: alguidares para lavagem, fósforos, jornais, palha-de-aço, esfregões, panos da loiça, etc.

Material de higiene e saúde:
- Papel higiênico;
- Saboneteira com sabão;
- Plástico ou lona;
- Sacos para o lixo.

Primeiros socorros:
- Bolsa, bornal ou caixa;
- Água oxigenada;
- Álcool a 70°;
- Solução de iodo;
- Desinfetante cutâneo de base alcoólico;
- Algodão, ataduras e compressas esterilizadas e simples;
- Gaze; - Tesoura, pinça, alfinetes, agulhas e linhas;
- Suturas adesivas;
- Termômetro;

Material Técnico:
- Cartas topográficas e bolsa de proteção;
- Bússolas;
- Lápis preto e de cores;
- Prancheta de desenho, papel;
- Grelha para panorâmicas;
- Cordas e espias;
- Bandeirolas de sinalização;
- Código Morse;
- Diversos: apito, apontador, transferidor, régua de milésimos.

Material para Fogos de Conselho:
- Tecidos de cores diversas;
- Fios para fabricar barbas, bigodes e cabeleiras;
- Cartão e papel para mascaras;
- Caixa de maquiagem (batons, lápis, base, tintas faciais…);
- Caixa de costura (agulhas, linhas, botões, alfinetes…);
- Instrumentos musicais: flautas, harmônicas, tan-tan, tambor, guitarra, etc.

Material para especialização:
Exemplos
- Espeleologia – Capacetes, escadas, candeeiros…
- Montanhismo – Cordas, Pitons, martelos, piolets, mosquetões, freios…
- Mergulho – Garrafa, coletes, barbatanas, mascaras, cintos…

Material para jogos:
Este é constituído em função dos jogos que mais gostam e da idade dos participantes. Grande parte deste material também pode ser fabricada, pelos próprios elementos.
- Jogos de pista: Lápis de cores, giz, carvão, areia ou gesso, vassoura, seixos, sapatos com pregos ou bengala ferrada…
- Jogo de prisão: Bandeirolas, lenços, números de cartão ou tecido, cartolinas…
- Jogos noturnos: apitos, lanternas, bandas refletoras, relógio despertador…
- Jogos desportivos: Bolas grandes e pequenas, corda para tração, bandeirolas para marcações,   rede de voleibol, tacos.
-Outros jogos: baralho, barbantes, copinhos, vendas, objetos para Kim, entre outros.

Patrimônio do canto:
- Mesa e bancos;
- Armários e prateleiras;
- Quadros;
- Arca ou Baú;
- Painel;
- Lampião;
-Velas;
-Material da mística (caixinha, vela, fósforos, livro, ata);
- Rádios;
- Varas;
- Bandeirolas; 
- Diversos: Livro, material de escritório, pequenas ferramentas, recordações, prêmios…
 
Certamente estas são sugestões e a lista deve ser feita de acordo com a necessidade de cada patrulha/tropa/alcateia.

Sempre Alerta!