Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O uniforme.

Assim como um judoca, um policial, uma enfermeira e um jogador de futebol usam suas vestimentas características os escoteiros também têm o uniforme que os identifica.

Além de mostrar suas conquistas com distintivos, medalhas e insígnias um escoteiro (lobinho, sênior ou guia, pioneiro ou chefe) que usa seu uniforme mostra o quanto é orgulhoso de participar do maior movimento de jovens da história, com 105 anos de existência com quase 30 milhões de participantes espalhados por todos os cantos do mundo.

No uniforme está exposto o Estado e o numeral do grupo, que junto com o lenço identifica a “família” a qual pertence. Pois, o escoteiro é conhecido por Fulano do grupo tal, assumindo seu grupo escoteiro como um sobrenome.

Leva no bolso junto ao coração o distintivo da promessa, que o lembra do dia que prometeu servir a Deus, a Pátria e ajudar o próximo. No peito também está o distintivo dos Escoteiros do Brasil que mostra a quem servimos: nossa pátria.

Aqueles que são merecedores usam o uniforme para mostrar suas conquistas, colecionando distintivos de especialidades e estrelas de boa atividade, além dos tão cobiçados distintivos máximos de cada ramo, para os lobinho o Cruzeiro-do-Sul, escoteiros a Lis-de-Ouro, para os seniores e guias o Escoteiro-da-Pátria e para os pioneiros a insígnia de B.P.

Existem outros distintivos como os de progressão pessoal e outras insígnias, além de medalhas que podem ser utilizados no uniforme.

O importante é o jovem se orgulhar de usar o uniforme, e quando em atividade escoteira que não é necessário, usar uma camiseta com tema escoteiro. Verifique se o seu grupo não dispõe de alguma ou mesmo na loja escoteira de sua cidade. Se não tiver, faça você mesmo a sua usando a criatividade.
Cada grupo escoteiro tem a liberdade de escolher o uso do uniforme (azul marinho para lobinhos e cáqui para os demais) ou do traje para os jovens (escoteiros, sênior e guias) e adultos, desde que estejam de acordo com o P.O.R.

Os escotistas devem incentivar sempre os jovens a usarem o uniforme completo, com a meia, cinto e calçado preto e de nada adianta se estes não servirem de exemplo. O jovem não vai usar se o chefe não estiver devidamente uniformizado.

Abaixo estão as imagens para quem não conhece ainda.
Sempre Alerta.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Conquistando especialidades

Alguns jovens (lobinhos, escoteiros, seniores ou guias), principalmente os novatos, não conhecem os distintivos de especialidades e a facilidade de conquistar um grande número delas, por isso darei algumas breves explanações e dicas. E para os escotistas seguem algumas dicas para facilitar e estimular tais conquistas.
Primeiramente vou explicar para quem desconhece, os distintivos de especialidades são divididos em Ramos de Conhecimentos, são estes: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras e cada uma pode ser conquistada nos níveis um, dois e três, sendo identificados pelas cores amarela, verde e grená respectivamente.

O distintivo é apresentado em formato sextavado de 4 cm de largura, com o nome da especialidade no topo e marca d’água do símbolo do Ramo de Conhecimento.

 
Todas as etapas de cada especialidade são encontradas no Guia de Especialidades, são dispostas em número múltiplo de três, e para cada nível é necessário o cumprimento de um terço do total (ex. se a especialidade possui 12 itens, para nível um devem ser cumpridos pelo menos 4, para nível 2 devem ser feitos 8 itens e todas as etapas para conquista do nível 3).

Nada impede o jovem de realizar as etapas faltantes para os níveis superiores de depois de recebida uma especialidade em um nível inicial.

Se você é um lobinho(a), escoteiro(a), sênior ou guia e está começando a sua busca por insígnias ou quer aumentar ainda mais o número delas, aqui vão algumas dicas:
  • Consulte o Guia de Especialidades e faça uma lista com todas que tem interesse de aprender e habilidades que deseja adquirir, não esquecendo as que são obrigatórias para os distintivos de Cruzeiro-do-Sul, Lis-de-Ouro e Escoteiro da Pátria. Se não puder comprar o Guia, consulte na internet, pois ele está disponível para download ou procure na biblioteca de seu Grupo;
  • Apresente sua lista para seu chefe e pergunte se tem previsão de fazer alguma nos próximos meses, e se é possível reservar um tempo para apresentá-las, lembre-se que o Examinador não precisa ser o seu chefe, mas pode ser alguém especializado que queira te ajudar (desde que autorizado pelo seu chefe);
  • Estude sobre o assunto a ser apresentado e esteja certo que está preparado para ser examinado e realizar os itens, pois o objetivo é que o conhecimento adquirido aumente, ampliando o seu aprendizado;
    Incomode o seu chefe, lembre-o sempre que puder que você tem interesse em alguma especialidade e já está pronto para cumprir as etapas;
  • Agora se você tem interesse em um assunto que não encontrou no Guia de Especialidades, você pode criar uma especialidade seguindo as instruções no guia;
“Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) e a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir).” – trecho do Guia de Especialidades.

Além disso, o que os Escotistas devem saber para que os jovens recebam tais insígnias?
  • Primeiramente, que os chefes da Alcatéia ou Tropas não precisam saber de todos os assuntos de todas as Especialidades, e sim que podem e devem pedir apoio para quem já tenha tal conhecimento, sendo este dentro ou fora do Movimento Escoteiro. Solicitando, por exemplo, para um enfermeiro ou paramédico instruir para as etapas de “Primeiros Socorros”, por exemplo;
  • Os chefes também têm sempre que estimular a busca pelo conhecimento “extra-movimento escoteiro”, sendo os temas das especialidades os mais variados, é possível que cada jovem busque naquela que tenha mais identificação um maior aprofundamento no assunto;
  • Promovam atividades voltadas para o cumprimento de algumas etapas específicas, como um passeio ao Jardim Botânico, visita a um museu ou empresa do ramo da especialidade, também atividades em que as etapas serão realizadas em coletivo, como as de Sapador, Cozinheiro, Almoxarife. São exemplos mais simples, mas existem mais de 100 especialidades e saber as etapas de cada uma pode ajudar na elaboração de ótimas atividades;
  • Reserve um tempo para dar atenção a isso. A conquista de uma insígnia para o jovem é um forte estimulante e deve ser aproveitado. E use um momento junto com todo o grupo (ao hastear a bandeira por exemplo) para entrega dos distintivos e certificados, dando o valor merecido a esta conquista.
Tenha em mente que as Especialidades têm como objetivo ser o ponto de partida no exercício de habilidades e desenvolvimento de novas aptidões, motivando o aprofundamento e exploração dos interesses, consequentemente ajudando-o a preparar os jovens para o Movimento Escoteiro assim como para a vida.

Encontrará o Guia de Especialidades para download em http://www.geat.com.br/Especialidades/Especialidades.htm