Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quarta-feira, 27 de março de 2013

A SOLUÇÃO COMEÇA EM CASA



url.jpg

Como é difícil educar os filhos nos dias de hoje! Os pais trabalham, trabalham, e pensam que já estão fazendo o máximo e, o pior, pensam que já é o suficiente...

Ficam revoltados quando um filho põe as “manguinhas de fora”, chamando-os de caretas, de chatos. Mas o que os pais não pensam é que, às vezes, os filhos podem ter razão em suas afirmações.
Afinal, muitas vezes, os pais não procuram entender seus filhos, pois, para eles, os filhos são sempre crianças.

Não raro, estão ansiosos para falar sobre suas vidas, seus problemas, suas aflições, sobre sexo, drogas, inseguranças etc. e não encontram eco.   

Mas, estes pais precisam, ao chegar cansados do trabalho, sentar à frente da TV para assistir o jornal, a novela que estão acompanhando, ou um bom filme e a noite chega ao fim, na mesma velocidade que chega ao fim a maravilhosa oportunidade que tinham de terem um franco diálogo com seu filho e consolidar uma confiança mútua e duradoura.

A verdade é que poucos pais deixam os programas da TV para dedicar um tempo aos seus filhos. E, ainda por cima, só o fazem quando recebem queixas da mãe por terem feito artes ou recebem o boletim escolar com notas baixas e mau comportamento. Aí, aplicam uma sonora bronca ou ministram aquele castigo mais temeroso, proibindo isso ou aquilo, dando o caso por encerrado na certeza que o problema está resolvido.

Hoje, infelizmente, o tóxico está instalado nas escolas, nos clubes, nas esquinas, em todos os lugares, no Brasil e no mundo...

Então, não devemos ficar apenas olhando a TV ou acompanhando pelos jornais, esboçando um sorriso quando anunciam que uma quadrilha de traficantes foi presa, ou que grandes quantidades de tóxico foram incineradas pela justiça.

Acreditem: é uma gota no oceano o que a Polícia consegue apreender e a maior quantidade continua nas ruas a espera de jovens desprevenidos, para serem aliciados e iniciados no vício.
Não podemos agir como se “não tivéssemos nada com isso”, e que os problemas, provavelmente, serão controlados e tudo ficará bem. Nossos filhos, sobrinhos e os amigos deles, estarão protegidos!
Isso não existe! Não se iludam com esse sonho, não permitam que a negligência faça parte da sua vida...

Quem são os culpados desse fenômeno assustador do crescimento da indústria, tráfico e comércio da droga?

Vários fatores podem ser apontados, mas um deles é notório e temos que encarar frente a frente à realidade sem ingenuidade: o pai omisso, acomodado e negligente. Aquele que não tem tempo para seu filho...

Muitas vezes, um lar desajustado, uma mãe dominadora, sufocante, procurando viver à vida do filho, nunca ouvindo suas opiniões e suas aflições, não percebendo as mudanças comportamentais de seus filhos.

Agora, imaginemos também o outro lado: “amigos” ouvindo e fingindo valorizar as opiniões deste jovem, concordando com suas idéias, bebendo e usando tóxicos, sem ninguém par dar ordens, impor comportamentos ou criticá-lo abertamente. Aceitando-o na turma sem restrições.  Certamente, será uma maravilha até estar comprometido e preso ao vício.

Muitas vezes é o que acontece com nossos filhos. Se eles não encontram o apoio, o diálogo, a verdadeira amizade em casa, vai buscá-la na rua e, quando menos esperam, estão dependentes da droga.
Na maioria das vezes, as Instituições Especializadas atacam o efeito, mas não conseguem atuar na causa, pois esta é, na grande maioria, subjetiva, difícil de ser identificada a tempo, e, encontrando condições favoráveis, evoluem, chegando à dependência.

Um lar bem formado, pais atentos e companheiros, amizades de bom caráter e princípios religiosos influem positivamente na estabilidade emocional dos nossos jovens, e, certamente, o Escotismo contribui decisivamente para a boa formação dos nossos filhos, fato este, já comprovado há mais de cem anos.

Muitos jovens procuram erradamente nas drogas o estímulo e a valorização que não encontraram no lar. Procuram ser aceitos na “turma”, porem, às vezes, procuraram a turma errada! E, com a carência de carinho e segurança, tornam fragilizados e presa fácil para os traficantes.

A arma mais eficiente e que poderá vencer o traficante é o amor verdadeiro, a amizade, o carinho e a segurança de um lar, onde haja espiritualidade e que exista verdadeiramente a presença de Deus. Um lar verdadeiro! O tráfico de drogas só tenderá a desaparecer quando não mais existir o consumidor.

Portanto, pai, mexa-se rápido, pois o tempo está passando! Precisamos vencer esta guerra!  Adote seu filho antes que algum traficante o faça!

Elmer S. Pessoa – DCIM – setembro 1989/2011
46º ALMIRANTE TAMANDARÉ – São Paulo/SP

Seja Escoteiro