Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

domingo, 15 de janeiro de 2012

O QUE É SER ESCOTEIRO?

 

Imagine que você está andando tranqüilamente na rua e, de repente, é atropelado por um bando de gente vestida de pijamas, smurfs, guardinhas de trânsito ou como preferir.
Todos ostentando um lenço colorido no pescoço e uma série de brochinhos. Eles pedem desculpas e saem tropeçando, correndo atrás de algo que você não sabe bem o que é. Você pensa: "ora, são Escoteiros! Como são bonitinhos e educados!"...Mas, espere!! Será que você sabe o que fazem os Escoteiros?

"O Movimento Escoteiro é um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem fins lucrativos, que ajuda os jovens e crianças a desenvolverem seu potencial", diz um deles, animado.

Na verdade ele decorou a frase e está prestes a repeti-la ao próximo que perguntar, entregando um folhetinho explicativo (com o telefone escrito, pela 127a. vez, a mão) e com um sorriso enorme.
Não importa se ele decorou e as pessoas não entendem direito quando ele fala rápido, o que interessa é que ele sabe muito bem por que está lá e por que gosta do que está fazendo..
A ação do Movimento Escoteiro é fundamentada na vivência de valores éticos, morais e espirituais que orientam a conduta das crianças e jovens para que se torne cidadãos íntegros e responsáveis, no mundo de amanhã.
Você vai pensar: "Nãaaoo, não pode ser verdade" e ficará imaginando o tipo de maluco que resolve entrar para o movimento.
Mas você está enganado! Nós somos pessoas normais (ou não), e ninguém fica entediado enquanto aprende a ser responsável, pois o nosso método educativo é baseado nos princípios de Baden Powell, que ensinou que devemos aprender através de... Atividades.
Sim, atividades! E quanto você paga por isso?
Espere! Nós não dissemos ainda que tipos de atividades!
Aqui tudo se aprende através de jogos (cansativos ou intelectuais, sujos ou limpinhos, aterrorizantes ou medonhos, engraçados ou extremamente sem nexo, você escolhe sua opção e eles vêm quentinhos!), brincadeiras (sim, aquelas velhas brincadeiras de roda, às vezes com letras em espanhol que ninguém entende mas todo mundo gosta, ou mesmo com gestos um tanto quanto estranhos mas tudo é válido), acampamentos (hummm interessante, estou começando a gostar da história), bivaques, Jogos na Cidade, Caça ao Tesouro, esportes, discussões, reflexões, pintura, teatro, cinema, música, comida, animaizinhos, ciência, lama, radioamadorismo, e muito muito muito mais...
E se você aprender tudo direitinho e se dedicar bastante ainda ganha de brinde diversos brochinhos e paninhos coloridos, e quanto mais você tiver mais você quer ter, e, poxa, estou me desviando do assunto.
Quando discutimos o que fazer para ajudar as tartaruguinhas, por exemplo, estamos trabalhando a convivência o respeito e a preservação dos recursos naturais, pois acreditamos que para atingirmos o desenvolvimento sustentável, além das ações governamentais é necessário educarmos pessoas para coexistirem pacificamente com o seu meio e serem responsáveis pela qualidade de vida do Planeta.
Para isso, planejamos um bocado de atividades que contribuam para a formação de hábitos relacionados com Saúde e Meio Ambiente, como reflorestamento, projetos em parceria com ONG's, campanhas de preservação do nosso meio, além da nossa prática de convivência com a natureza em nossos acampamentos, excursões, escaladas, conversas com minhocas, limpeza de praças, sair correndo de cachorros bravos, etc.
E, enquanto fazemos tudo isso, estamos exercitando a vivência em equipe, porque acreditamos que a paz é resultante de uma coexistência fundamentada no respeito às diferenças Culturais, Econômicas e Sociais.
O Escotismo é mundial, não tem distinção de religião, raça, classe social, poder econômico, time de futebol ou preferências musicais, tampouco tem vínculo político patridário e finalidade lucrativa.
Pessoas que gostam de tomar Toddynho são mais bem-recebidas, mas não se preocupe se esse não é o seu caso, você será acolhido com a mesma empolgação.
Ao entrar no movimento você aprende desde técnicas de sobrevivência na selva até como se equilibrar corretamente em cima de uma lona ensaboada, passando por conhecimentos de primeiros socorros, comunicação, como lidar com deficientes, como dar um nó que mais se pareça com o que você aprendeu, como amarrar canecas em um bambu, como pegar um tomate que se pareça com maçã em um campo escuro no meio de um jogo, como dizer "estou com sono" e "tenho frio" em código morse e assim por diante.
Eventualmente nós também vendemos biscoitos, pois infelizmente nunca há dinheiro o suficiente pra nada, e também ajudamos velhinhas a atravessar a rua, se bem que tem sido difícil andar na calçada e não cair pra trás com aquelas mochilas gigantes.
Além do que as velhinhas de hoje estão mais ágeis e fazem compras todas as manhãs no Carrefour, elas que estão começando a dar lugar para Escoteiros cansados.
Espero que não tenha se cansado e esteja pronto para continuar nosso alegre passeio nas entranhas (eca!) do Movimento Escoteiro..
Se quiser parar por aqui pode tomar a Pílula Vermelha e você esquecerá de tudo instantaneamente, mas caso queira conhecer a verdade, tome a Azul e prossiga... (já vi isso em algum lugar).
Então quer dizer que você quer ser Escoteiro?
Que legal! Espero que você esteja preparado para uma vida repleta de coisas divertidas. Você vai aprender um monte de coisas novas, vai fazer muitos amigos, conviver com a natureza e ajudar a fazer um Mundo melhor.
Para participar do movimento escoteiro como membro juvenil não existe nenhuma lista de pré requisitos, basta você ter entre 6 e 21 anos, de acordo com sua faixa etária você participará de um ramo diferente.
O que mais os Escoteiros fazem?
Na verdade os Escoteiros fazem muitas, muitas coisas, ... Vamos listar algumas delas:
Atividades de Sede - São as atividades que fazemos na sede do grupo. São nelas que aprendemos coisas que todo escoteiro sabe. Nós, Amarras, uso de cordas, salvamentos, primeiros socorros, combate a incêndios. Mas não é só isso, existem também jogos muito divertidos, canções, festas, competições, esquetes (uma espécie de representação teatral) e muito mais.
Acampamentos - Está é uma de nossas atividades mais difundidas. É quando vamos ao campo, caminhamos. convivemos com a natureza, construímos Pioneirias (Móveis e construções feitas com madeira ou bambú), descemos rios e escalamos. É claro que temos instruções de como e quando fazer cada coisa com segurança.
Campanhas - É a nossa oportunidade de servir ao próximo.
Fonte: www.geaguiadouradasp.br.tripod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário