Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

terça-feira, 31 de julho de 2012

A PATRULHA MAIS ANTIGA DO MUNDO


Você já pensou em ter o nome de sua Patrulha lembrado por mais de 80 anos?
Já imaginou se todas aquelas aventuras que você passou se transformassem em um livro?
Você já quis, em algum momento, que sua Patrulha fosse conhecida fora das fronteiras do seu país?
Pensou na possibilidade de ser integrante de uma Patrulha que recebeu uma visita de B.-P.?

O ano era 1927 e o lugar Cadiz " Espanha. Alguns garotos brincavam na rua quando viram passar um rapaz que vestia um uniforme esquisito. Era José Aznárez García, "Akelá", que todo domingo se deslocava de bicicleta até seu grupo na cidade de San Fernando, a uns 15 km de Cadiz.

A curiosidade fez que aqueles garotos puxassem conversa com o Akelá, que não demorou em entusiasmá-los com a ideia do escotismo, formando-se, então, as primeiras Patrulhas em Cadiz.

E assim começou a história da Patrulha Kanguro, a patrulha mais antiga do mundo.

A Selva do Kanguro.

Patrulha recebe B.-P.

Com seus 84 anos de história, a Patrulha Kanguro é um exemplo de serviço, de persistência e dedicação à causa escoteira.

Para contar a história dessa Patrulha, o lugar onde se reuniam naquele passado remoto dos anos 20 foi transformado em um museu chamado "A Selva do Kanguro".

A Selva do Kanguro é algo mais que um canto de Patrulha. Cada espaço, cada estante, cada detalhe mostra toda uma vida de serviço ao próximo. Centenas de fotos, livros, publicações nos fazem passear pela história não só da Patrulha, mas do escotismo na Espanha e no mundo.

Muitos escoteiros visitam esse pequeno museu e são recebidos por um patrulheiro Kanguro que lhes conta, com todo luxo de detalhes, as aventuras que essa patrulha viveu.

São 84 anos de brincadeiras, acampamentos, momentos difíceis que vão desde a ditadura que lhes impedia de vestir o uniforme escoteiro (eles o guardavam dentro da mochila enquanto estavam na cidade e o vestiam nos acampamentos), passando pela peregrinação a Santiago de Compostela, a recepção de Baden-Powell em Cadiz, entre outras aventuras que durariam horas se fossem contadas em uma conversa ao pé do fogo.

CONTINUA

Canção da Despedida


1. Por que perder as esperanças
De nos tornar a ver?
Por que perder as esperanças
Se há tanto querer?

Refrão:
Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo Tornaremos a nos ver

2. Com nossas mãos entrelaçadas
Ao redor do calor
Formemos esta noite
Um círculo de amor

Refrão

3. Pois o Senhor que nos protege
E nos vai abençoar
Um dia certamente
Vai de novo nos juntar

Em Silêncio Acampamento
informe o(s) compositor(es)

Em Silêncio Acampamento,
Este canto vinde ouvir,
São fagulhas da fogueira que nos dizem
Escoteiros a Servir..

terça-feira, 24 de julho de 2012

A PROMESSA E A LEI ESCOTEIRA



Certamente todos vocês sabem o que eram os cavaleiros da antiguidade.
Homens nobres, sempre prontos a dar o sangue e a vida, com desprendimento, por Deus, pelo país e pelas causas justas.
Viviam a fazer o bem e tinham sentimento da dignidade elevada no mais alto grau. A honra era para eles imaculada; preferiam morrer a cometer um ato que fosse de encontro a ela.
Na paz, percorriam terras, às aventuras, a distribuir a justiça e o bem.
Eram os “Cavaleiros Andantes”.

Tudo isso faziam com desinteresse, abandonando o conforto dos grandes castelos, pelos rigores do campo, sob as intempéries, sempre usando pesadas armaduras de aço que os protegiam nos combates. Quando o país estava em guerra, marchavam com homens que o seguiam até à morte, lutando pelo seu rei e pela sua pátria. Milhares deles perderam suas vidas na Palestina em defesa do Cristianismo. Tinham que ser fortes para poderem suportar o peso das sólidas armas que usavam e ágeis para manejá-las.

Preparavam-se, com esse objetivo, desde adolescência, até que, quando homens, depois de considerados física e moralmente aptos para a vida de lutas e altruísmo que deviam suportar, eram “armados cavaleiros”.

Recebiam do rei, depois de prestar o juramento, a espada e o escudo que colocavam à disposição do rei e à serviço de Deus. Obedeciam um código que nunca foi escrito, mas que os obrigava moralmente a considerar a Honra, sua e alheia, como sagradas, a guardar a mais rigorosa lealdade e fidelidade para Deus, o País e o Rei; proteger os fracos, serem corteses, prestar auxilio a todos os necessitados, estando sempre prontos a defenderem o bem, a justiça e a verdade. Esse código era cumprido fielmente por todos os Cavaleiros Andantes.

Os Escoteiros são hoje como os Cavaleiros de antigamente. Tal qual os Cavaleiros, os Escoteiros prestam um Compromisso à Deus, a Bandeira e a seu próximo e recebem seu distintivo de Promessa, simbolizando as armas de outrora. Recebem a Lei Escoteira, que norteará suas ações durante toda a sua vida em todas as horas do dia, pois sua Promessa e sua Lei são para sempre!

O Escoteiro, como os Cavaleiros, é um missionário do bem. Diariamente pratica a sua Boa Ação, prestando serviço ao próximo, em casa e na comunidade. É um jovem prestativo. Tem iniciativa e sabe tomar decisões corretas. É um líder em seu meio e todos sabem que o Escoteiro é uma pessoa digna de confiança. Naturalmente, não é santo, mas é uma pessoa que está fazendo o melhor possível para colaborar com sua Pátria. Voluntariamente decidiu seguir um Movimento que lhe impõe Leis e Regras, pois desde que  deseja ser Escoteiro, tem que respeitá-las.

Enquanto alguns de seus companheiros reúnem em turmas  fúteis e sem finalidade e até, muitas vezes para cometer atos condenáveis pela sociedade, ele procurou um meio melhor e saudável para passar suas horas de laser, onde juntamente com o prazer, pratica atos nobres e ações que o qualificam como um jovem “de bem”!

Hoje, como antigamente, os perigos são os mesmos: Falta de caráter, indolência, mentiras e tantos outros vícios que podem levar o País à decadência.
A responsabilidade de evitar um futuro indigno é trabalho para todos e a cada um cabe uma fração desta grande missão.
Tentar melhorar deve ser o objetivo pretendido por todos  e, os Escoteiros tem a nobre missão legada por Baden Powell:
Deixar o mundo melhor do que encontrou!

“ O homem que se criou no Escotismo em contato com a natureza, cultiva a verdade, a independência e a auto confiança; é generoso, leal para com seus amigos e fiel à sua Pátria!”.

Elmer S. Pessoa – DCIM – setembro 1989/2011
46º ALMIRANTE TAMANDARÉ – São Paulo/SP

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Religiosidade em frases de Robert Baden Powell


“A boa vontade é a vontade de Deus”.




“Deixa que a oração nasça do coração. Não a repitas de memória”.




“Meu Deus, ajudai-me a vencer, mas, se em Vossa sabedoria quiserdes que eu não vença, então, meu Deus, fazei com que eu seja um bom perdedor”.




“A religião é essencial para a Felicidade”.




“O conhecimento da Natureza é um passo para compreender e conhecer a Deus”.




“Não é necessário andar pelos campos afora para entrar em contato com a natureza. O corpo humano e suas maravilhas. A natureza microscópica. O mundo animal. A mente. O Divino. A alma. Tudo isso leva à conclusão de que Deus é amor”.
"Não é apenas uma questão de ir à Igreja, saber a história da Bíblia ou compreender Teologia. Muitos homens são sinceramente religiosos quase sem conhecerem ou estudarem esses assuntos”.




“Lá fora, no ar livre que Deus nos deu, de preferência, faça excursões, isto é, caminhadas a pé por toda a parte do país”.




“Penso que se todas as pessoas estudassem um pouco o próprio corpo e como funciona, rapidamente ganhariam uma nova idéia do trabalho milagroso de Deus e compreenderiam como Ele está realmente ativo no seu corpo e na sua mente”.




“Esquecemos que somos todos filhos do mesmo Pai e que todos estão se esforçando por fazer Sua vontade, ainda que por modos inteiramente diversos”.




“Deus não tem mentalidade estreita, como algumas pessoas parecem imaginar. É um infinito Espírito de Amor que despreza as pequenas diferenças de forma, credo e denominação, e que abençoa todos os homens que realmente procuram fazer o melhor possível, de acordo com suas luzes e possibilidades, no serviço de Deus”.




“Só quando exerce Divino Amor que está dentro dele é que o homem atinge verdadeiramente o seu lugar”.




“O homem só atinge sua plenitude quando ao servir, desiste de seus prazeres e conveniências para dar a mão aos que dela necessitam”.




“Quanto mais dá Amor e Caridade para os Imãos-homens, tanto mais se desenvolve a sua Alma”.



“Creio que Deus nos colocou nessa vida para sermos felizes.”

segunda-feira, 9 de julho de 2012

É importante...


Porque devemos Plantar uma árvore?


               Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:
Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
Para o Solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
Para os animais: A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.
Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

Se ainda assim, você não se convenceu de que devemos plantar árvores
Saiba mais...

Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !
Madeira: Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madereiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?
Papel: Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !
Oxigênio: Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !
Frutas: Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.
Fauna: Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

E foi isso que os Lobinhos fizeram...
Pensando na II Lei dos Lobinhos, "II. O lobinho pensa primeiro nos outros."

Eles fizeram uma Boa ação em Grupo e para o Grupo...

Plantaram uma árvore por Matilha.




Parabéns!!!

Sempre Alerta,
 Chefe Bagheera


sexta-feira, 6 de julho de 2012

REFLEXÃO - ALGUMAS MANEIRAS DE FAZER ALGUEM FELIZ


Dê um beijo, um abraço, um passo em sua direção.
Aproxime-se sem cerimônia.
Dê um pouco de calor, do seu sentimento.
Assente-se bem perto e deixe-se ficar algum tempo ou muito tempo.
Não conte o tempo de se dar.
Aprenda a burlar a superficialidade.
Sonhe o sonho sem duvidar.
Deixe o sorriso acontecer.
Liberte um imenso sorriso.
Rasgue o preconceito.
Olhe nos olhos.
Aponte um defeito, com jeito.
Respeite uma lágrima.
Ouça uma história ou muitas, com atenção.
Escreva uma carta e mande. Irradie simplicidade, simpatia, energia.
Num toque de três dedos observe as coincidências.
Não espere ser solicitado, preste um favor.
Lembre-se de um caso.
Converse sério ou fiado.
Conte uma piada, ache graça.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte: Por quê?
Como vai?
Como tem passado?
Que tem feito de bom?
Que há de novo?
E preste atenção.
Sugira um passeio, um bom livro, um bom filme ou mesmo um bom programa de televisão.
Diga, de vez em quando, desculpe, muito obrigado, não tem importância, dá-se um jeito.
Tente de alguma maneira, e não se espante se a pessoa mais feliz for você.

Para o acampamento? Barrinhas de cereais!

Aqui está uma boa receita de como preparar suas próprias barrinhas de cereais.
Quem sabe você não possa chamar seus colegas de Patrulha para  fazê-las?

Ingredientes:

- 2 pacotes de torradas integrais
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- ¾ xícara (chá) de leite em pó
- 1 ½ xícara (chá) de germen de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de aveia em flocos grossos
- ½ xícara (chá) de uvas passas pretas
- 1 xícara (chá) de damascos secos
- 1 xícara (chá) de maçã verde
- glucose de milho
- 1 colher (sopa) de margarina (para untar)

Modo de preparo:

Em uma vasilha grande, misture as torradas moídas, o açúcar, o leite em pó, o gérmen de trigo, a aveia em flocos grossos.
Junte as uvas passas, os damascos, a maçã e aos poucos vá colocando a glucose de milho até dar o ponto de pasta mole. Coloque em uma assadeira retangular nº 3 untada com margarina, espalhe bem a pasta deixando-a bem lisa.
Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos à 180ºC. Espere amornar e deixe por 12 horas em descanso.
Corte em barras retangulares e embrulhe em papel filme.
Rendimento: cerca de 50 barrinhas (depende do tamanho do corte).
Calorias: 80 Kcal por barrinha.
Prazo de validade: 20 dias.
Importante: somente use o fogão, frigideiras, etc., sob a supervisão de um adulto.

domingo, 1 de julho de 2012

Festa Junina

É com muita alegria que comunico-lhes que a 1ª Festa Junina do Grupo Escoteiro Roama foi um sucesso...


A atividade deste Sábado 30/06/12 foi totalmente envolvente e contou com a participação, dedicação e paciência de todos, e este foi o motivo de tanto sucesso!!!

Os Lobinhos foram divididos, e enquando uns recortavam as bandeiras, outros furavam e passavam o fio!!!

Aqui a Chefe Dai coordenando a atividade com o Lobinho Felipe!!!
As Escoteiras arrumavam os arames nas lamparinas e após os lobinhos decoravam, a União faz a Força, e faz bonito!!!

 Lobinho Douglas
Lobinha Sara

Quando a noite começou a chegar, os pais tambem começaram a se fazer presente na festa organizada especialmente para eles!!!

Os chefes estavam lindos e orgulhosos de seus Lobinhos e Escoteiros
Os noivos tambem estavam Lindos!!!
E as apresentações começaram...
Os pais estavam muito orgulhosos... com seus filhos

E aqui os lobinhos lindos embaixo da árvore dos desejos...desejando muitas atividades, muitos anos iguais a este, e que o Grupo permaneça cada dia mais Unido e forte!!!
E viva São João sô...




Obs: em breve mais fotinhos...
beijos Chefe Bagheera