Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

terça-feira, 31 de julho de 2012

A PATRULHA MAIS ANTIGA DO MUNDO


Você já pensou em ter o nome de sua Patrulha lembrado por mais de 80 anos?
Já imaginou se todas aquelas aventuras que você passou se transformassem em um livro?
Você já quis, em algum momento, que sua Patrulha fosse conhecida fora das fronteiras do seu país?
Pensou na possibilidade de ser integrante de uma Patrulha que recebeu uma visita de B.-P.?

O ano era 1927 e o lugar Cadiz " Espanha. Alguns garotos brincavam na rua quando viram passar um rapaz que vestia um uniforme esquisito. Era José Aznárez García, "Akelá", que todo domingo se deslocava de bicicleta até seu grupo na cidade de San Fernando, a uns 15 km de Cadiz.

A curiosidade fez que aqueles garotos puxassem conversa com o Akelá, que não demorou em entusiasmá-los com a ideia do escotismo, formando-se, então, as primeiras Patrulhas em Cadiz.

E assim começou a história da Patrulha Kanguro, a patrulha mais antiga do mundo.

A Selva do Kanguro.

Patrulha recebe B.-P.

Com seus 84 anos de história, a Patrulha Kanguro é um exemplo de serviço, de persistência e dedicação à causa escoteira.

Para contar a história dessa Patrulha, o lugar onde se reuniam naquele passado remoto dos anos 20 foi transformado em um museu chamado "A Selva do Kanguro".

A Selva do Kanguro é algo mais que um canto de Patrulha. Cada espaço, cada estante, cada detalhe mostra toda uma vida de serviço ao próximo. Centenas de fotos, livros, publicações nos fazem passear pela história não só da Patrulha, mas do escotismo na Espanha e no mundo.

Muitos escoteiros visitam esse pequeno museu e são recebidos por um patrulheiro Kanguro que lhes conta, com todo luxo de detalhes, as aventuras que essa patrulha viveu.

São 84 anos de brincadeiras, acampamentos, momentos difíceis que vão desde a ditadura que lhes impedia de vestir o uniforme escoteiro (eles o guardavam dentro da mochila enquanto estavam na cidade e o vestiam nos acampamentos), passando pela peregrinação a Santiago de Compostela, a recepção de Baden-Powell em Cadiz, entre outras aventuras que durariam horas se fossem contadas em uma conversa ao pé do fogo.

CONTINUA




A história da patrulha continua sendo contada no mundo. No caso da Espanha, são vários os meios de comunicação que renderam homenagem a essa patrulha e seus membros. As associações escoteiras, assim como as autoridades do país, também não deixam de reconhecer o mérito desses "Kanguros", que trabalharam em prol do escotismo.

Em 2002, por exemplo, com o motivo do seu 75 aniversário, a Patrulha Kanguro recebeu da prefeitura de Cadiz a Medalha de Bronze da Cidade. Mesmo assim, os patrulheiros insistem em afirmar que "a maior honra que possuem é a satisfação por ter prestado seu serviço ao Escotismo e à sociedade".

A esta distinção, podemos somar o Diploma ao Mérito, Constância e Lealdade, o Lobo de Prata, a Fita de Honra dos Escoteiros da Andaluzia, e a nomeação como Sócios de Honra da ASDE " Federación de Asociaciones de Scouts de España, da qual são membros.

Ainda " e aqui fica uma ideia ao Brasil e às autoridades escoteiras " a Patrulha Kanguro recebeu o Diploma de Honra dos escoteiros mexicanos, foram declarado membros honorários da Associação de Guias e Scouts de Costa Rica e possuem várias menções das nações hispano-americanas.


Atualidade.

"Simplesmente uma "Patrulha Phillips", ou seja, uma pequena sociedade de rapazes, organizada e dirigida por eles mesmos que, depois de um período, alcançou a autonomia dentro do seu Grupo"simplesmente uma Patrulha já feita. É o que somos há meio século. Não vejam nisso vanglória nem soberbia. A vida nos colocou na posição de ser a imagem viva do que é o resultado final do Escotismo""

(La saga del Kanguro. Ed. Don Bosco " 1980)

A Patrulha Kanguro faz parte da ASDE " Federación de Asociaciones de Scouts de España como uma unidade especial e continuam trabalhando pela causa escoteira.

Em 1980 ganharam um livro (que já está em sua segunda edição) contando toda a história da Patrulha até aquele momento.

Desde este blog, os leitores e leitoras desejam uma vida longa à Patrulha Kanguro, um exemplo de persistência e espírito escoteiro para todos.


Recomendo um passeio pelo site da Patrulha Kanguro:
http://www.kanguro.scoutsdeandalucia.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário