Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AS AVENTURAS DO ESCOTISMO




Pela palavra Escotismo devem ser entendidas as características de vida e as ações desenvolvidas pelos cavaleiros medievais, pelos grandes exploradores, pelos bandeirantes e sertanistas, pelos missionários, pelos descobridores e velhos lobos do mar, pelos pioneiros da aeronáutica e pelos astronautas da atualidade.

Juntamente com algumas características dessas vidas, rijas e aventureiras, o Escotismo oferece aos jovens, um sistema de jogos e práticas, que correspondem a seus desejos, instintos e aspirações e que são ao mesmo tempo, divertidos e educativos.

Os jovens reúnem-se em grupos, que são a sua organização natural da idade, muitas vezes para praticarem travessuras próprias de suas faixas etárias. O Escotismo direciona todo esse potencial juvenil à aventura e desafios. Proporciona o uso de um garboso uniforme e um equipamento adequado; exalta sua imaginação e cria uma atmosfera de romance e aventura, atraindo-os a uma vida ativa, ao ar livre e, principalmente, em boa companhia, orientados por adultos preparados para a exercerem a liderança de jovens.

Vendo estas ações pelo ponto de vista próprio dos jovens, o Escotismo reúne esses grupos para se divertirem, jogarem os jogos e vivenciarem as aventuras.

Estudos atuais e tidos como relevantes, e que de uns tempos para cá são apontados como práticas modernas e importantes até mesmo para a sobrevivência da humanidade, tais como; a ecologia, o conservacionismo e a sustentabilidade, somados ao trabalho em grupo (chamado no Escotismo de Sistema de Patrulhas) e a ludo educação (a educação através de jogos - tema de momento nas melhores escolas) fazem parte do programa Escoteiro desde 1907, ano em que foi criado! Estes assuntos que estão revolucionando a educação e o meio ambiente já são colocados em prática pelos membros do Movimento Escoteiro há muitos anos...

Do ponto de vista dos pais, o Movimento Escoteiro proporciona saúde, desenvolvimento físico e energia positiva. Desenvolve na criança e no jovem, a sociabilidade, disciplina, coragem, cavalheirismo e patriotismo, aprimorando o caráter, colaborando para que tenha condições de abrir o seu próprio caminho. O Escotismo atrai os jovens de todas as classes sociais, não discriminando cor, raça ou credo religioso, onde sobressai o espírito de igualdade entre todos os seus membros. É para todos aqueles que tenham sede de aventuras e desejo de aprender coisas novas.

A prática de atividades atraentes, progressivas e variadas traz o aprendizado e estimula as qualidades latentes, proporcionando-lhes a oportunidade de serem desenvolvidas com naturalidade pelo próprio interesse do jovem, sob a forma de distintivos motivacionais em um sistema de competência e especialidades, onde estas são escolhidas pelo próprio interessado conforme sua curiosidade e suas inclinações naturais. O progresso é contínuo e proporcional a sua idade.

Ouvir o ponto de vista do jovem é fundamental para o planejamento das atividades e a montagem do programa, de modo a torná-lo adequado e desafiador. Além disso, o Escotismo encoraja a responsabilidade pessoal de modo que ele assuma seu próprio desenvolvimento físico e mental, despertando o desejo responsável de ir se preparando para cumprir suas obrigações de cidadão.

O contato com a natureza em suas excursões e acampamentos leva o jovem a participar de um ambiente em que está permanentemente na presença do Criador, testemunhando a grandeza de Sua obra.

Elmer S. Pessoa – DCIM – setembro 1989/2011
46º ALMIRANTE TAMANDARÉ – São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário