Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

sábado, 26 de outubro de 2013

ADL - PIRATAS

No dia 19 e 20 de Outubro a Alcatéia Cruzeiro do Sul foi com todos os seus Lobinhos ao Acantonamento Distrital de Lobos, que aconteceu na cidade de Farroupilha, o tema foi fantástico e não poderia ter sido mais divertido e emocionante, Pirata!
Saímos bem cedinho para embarcarmos nessa aventura....
Alguns pais estavam muito emocionados e ambivalentes, pois muitos lobinhos nunca tinham ficado uma noite sem seus pais ou em outra cidade. Teve também Lobinho achando que não iria gostar, mas foi só chegar no Acantonamento que a idéia mudou rapidinho.


#Partiu


    
Reconhecendo o Local
 Organizando as malas e mochilas
Achamos o Tesouro bem rápido
Usando a camiseta do ADL
 IBOA

Olha o Pirataaaa

Cada um em sua embarcação

 O Tubarão Laranja chegou primeiro mas a chave não abriu o tesouro.

A Mulher Pirata deu a dica 

 Corram o pirata está vindoooooo

 A Akelá também providenciou uma fantasia para entrar no clima

Tentando encontrar a chave do tesouro
 Aprendendo brincando

Olhos e ouvidos sempre abertos
Estamos juntas minha irmã escoteira
 Deu fome, mas primeiro vamos agradecer nosso alimento
Festa até na hora de comer. E olha mães como eles comeram bem e de tudo
Chegamos, e os pais nos surpreenderam com uma bela mensagem (com direito a pirata Japonês)  de carinho para sempre retornarmos para casa com a certeza que seremos bem recebidos e encontraremos nosso alicerce. 

Agradeço à todos os pais que puderam confiar e continuam confiando em nosso trabalho e nosso esforço, esperamos cada vez mais superar as expectativas, pois também estamos 
SEMPRE ALERTA PARA CUMPRIR NOSSO MELHOR POSSÍVEL

ATÉ A PRÓXIMA MARUJOS
AKELÁ


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festa Junina

É com imensa satisfação que o G.E. ROAMA convida à todos para que participem da Festa Junina Escoteira 

A origem da Festa Junina...

          Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto seriam em homenagem a SÃO JOÃO. 
       De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos Portugueses, ainda durante o período colonial.
         Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fofos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. DA península Ibérica teria vindo a dança de Fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
      Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos Brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 

Venha dançar e se divertir, Sô...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Chefe Escoteiro

Como  primeiras palavras de estímulo aos candidatos a Chefes Escoteiros, com  prazer, contradigo o comum e errôneo conceito de que,  para  conseguir  bons   resultados  na  chefia,  a  gente  precisa  ser um "super-homem" ou um Dr. Sabe-tudo. Nada disso! 

É preciso ser, simplesmente, um adulto-criança, isto é: 

1 - Deverá ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens. 

2 - Deverá   compreender   as   necessidades,   aspirações e desejos correspondentes às diversas idades dos jovens. 

3 - Deverá  ocupar-se  mais  de  cada  um  individualmente  em vez do conjunto. 

4 - Ele, finalmente, deverá, para obter melhores resultados, criar um espírito de grupo entre os indivíduos. 

O  Chefe  Escoteiro  não deve  agir nem  como  mestre-escola, nem  como  comandante militar, nem   como   líder  religioso,  nem   como   instrutor.  A  única   coisa necessária  é  aptidão  para  gozar  a  vida   ao  ar  livre,  para  participar das  ambições  da  juventude  e  para  encontrar  outras  pessoas  que dêem  a necessária orientação  e instrução (quer seja  sinalização ou desenho, quer seja estudo da natureza ou pioneirismo).

Ele  precisa procurar substituir o "irmão mais velho", isto é, ver as  coisas  pelo  mesmo prisma  que  os  jovens  e  conduzi-los  e guiá-los entusiasticamente pelo  caminho adequado. Como  um  verdadeiro irmão mais  velho, ele deverá interpretar as  tradições  da  Família   Escoteira  e fazê-las respeitar, mesmo que isto exija grande firmeza. É só isto! O Movimento é uma alegre fraternidade;  mais  alegre ainda  porque no  jogo  do  Escotismo  você está realizando uma grande obra para os outros e combatendo o desenvolvimento do egoísmo.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Exercícios com o Bastão Escoteiro

 

     Utilidade
  • Tem a honrosa missão como mastro da bandeirola da patrulha.
  • Usado como vara de salto, serve para pular cursos de água.
  • Unidos entre si, pelas mãos dos escoteiros e conservados horizontalmente servem para fazer barreira, isto é, para isolarem determinados locais.
  • Fazendo dele uma alavanca, serve para remover peso.
  • Em tripé, pode sustentar uma panela ao fogo.
  • Usado como ponto de apoio, pode salvar a vida de quem caia na água ou em algum lugar de difícil acesso.
  • Usado aos pares, por dois escoteiros, podem formar uma maca para transportar feridos.
  • Usado por dois escoteiros, podem transportar objetos pesados.
  • Colocados em tripeça podem sustentar uma bacia no campo.
  • Servem para pendurar objetos.
  • Serve para extinguir fogo, batendo com ele nas chamas.
  • Com graduação regulamentar serve para medir distância e altura.
  • Servem para sinais de comando, conforme a posição em que estiver.
  • Servem como mastro para pequenas embarcações.
  • Servem para armar barracas no campo.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Corpus Christi

 No feriado do dia 30 de maio de 2013, os jovens e chefes do G. E. Roama levantaram cedinho para cumprir seus deveres com a confecção do Tapete de Corpus Christi em frente a Igreja Matriz.


No dia de Corpus Christi, a igreja católica celebra o milagre da Eucaristia que representa a fé na transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo. Como é tradição nesta data, os fiéis católicos se reúnem para confeccionar tapetes nas ruas para receberem a procissão religiosa.

 

 



Saiba mais sobre a data

- Corpus Christi significa corpo de cristo. A expressão vem do latim e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo;
- A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (este ano dia 30 de maio), em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia;
- Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão;
- A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais;
- A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. 

domingo, 2 de junho de 2013

Homenagem ao Chefe Matheus


FORÇA IRMÃO




Informando Primos

         Foi no dia 25 de maio de 2013 em Bento Gonçalves que os Lobinhos da Alcatéia Cruzeiro do Sul sairam pela primeira vez da sede rumo a um evento em outra cidade. 
       Os Lobinhos estavam eufóricos, alegres e extasiados com a nova experiência, no entanto os pais apresentavam um misto de angústia e medo, pois alguns ali estavam pela primeira vez saindo sem os pais rumo ao desconhecido. 
         Apesar de termos acordado cedo, o sono era algo de pensamento distante...
        Saimos em três carros, eu chefe Bagheera, Chefe Baloo e o pai da Nathi, apelidado pelo Lobinho Rafael e o Lobinho Vitor, de Chefe Japa (alias, estamos te esperando para lhe chamar logo de Chefe Japa)
       Chegando em Bento Gonçalves eles ainda estavam envergonhados frente a tantas novidades, uma sede enorme, muitos lobinhos desconhecidos, chefes desconhecidos e sem os pais por perto... 
Mas e pra que existe a barra da saia da Kaa????? Sim, por ali eles se agarraram um pouco, mas, como toda criança, sabe se enturmar, brincar, correr, pular e ali ainda tinha uma casa na árvore, uma floresta da Jângal inteirinha só para eles...



         Depois de muito brincar e se esquentar por que neste dia o frio resolveu aparecer e permanecer durante todo o dia, mas ainda bem que tinha muitas brincadeiras e eles puderam se esquentar.
Claro que saco vazio não para em pé, e por isso vamos forrar nossa barriga e ficar mais fortes, e como é bom ter quem cuide da nossa alimentação e poder só chegar na mesa com a maquina de comer e ter tudo prontinho, aproveitem é somente enquanto estão na Jângal.



Vamos as atividades, alias não fomos até Bento só para brincar e comer, pois precisamos voltar para o G.E. ROAMA com muito conhecimento para poder repassar as matilhas.

Vitor na Bandeira, lindo.



 Brincando mais um pouquinho, desta vez com a Chefe Baloo

Aprendendo a fazer Nós e Amarras


Aprimorando o conhecimento com acampamentos 

 Sabendo um pouco mais sobre o uniforme e onde irão os vários distintivos de especialidade :D

 Ao final do curso ainda fomos premiados pelo Lobinho do G.E. Guaracy de Farroupilha que fez uma linda oração e que pode nos proteger durante todo nosso retorno.


Ficamos o dia inteiro por lá e ouvir dos Lobinhos no retorno para casa de que tudo valeu muito a pena faz a gente esquecer o cansaço e a ansiedade por chegar em casa em deixá-los com os pais sem nenhum arranhãozinho. 

Na foto a Chefe Baloo com os Primos e Segundos que foram ao Informando.


"Quando fizemos aquilo que nos dá prazer tudo conspira para que fique ainda mais prazeiroso"

Como esse por do Sol divino que assistimos no Vale dos Vinhedos!!!!

Chefe Bagheera




sábado, 13 de abril de 2013

Recolhimento de lixo dos Rios de Serafina Corrêa







G. E. Roama juntamante com o Rotaract, a Prefeitura Municipal e demais entidades parceiras promoveu, no dia 13 de Abril de 2013, a limpeza de rios em Serafina Corrêa.

A poluição dos recursos hídricos é um grave problema enfrentado, principalmente nas cidades. O descaso das pessoas em relação a esse bem tão importante que é a água leva ao seu uso inadequado e consequente comprometimento da qualidade. Águas estas tão necessárias para o abastecimento público, irrigação, recreação, pesca e tantos outros.





O lixo jogado nos rios causa graves consequências ao meio ambiente e ao homem, como a necessidade de tratamentos caros para poder usar a água, assoreamento de rios, enchentes, morte de animais aquáticos, além do inegável comprometimento estético. E não é só o lixo jogado diretamente nos rios que causa esses problemas, jogar lixo no chão, nas ruas também pode causar os mesmos transtornos, pois através da chuva ele é carregado pelos bueiros e terá o mesmo destino no rio, até chegar ao mar.



Em Serafina Corrêa, existe a coleta regular de resíduos no mínimo três vezes por semana, em toda a área urbana. É inadmissível a prática de descartar resíduos de qualquer forma e sem cuidado algum.



O objetivo da ação é conscientizar a população para respeitar mais o meio ambiente, tratá-lo com a importância que tem e também respeitar as pessoas que possuem rios em suas propriedades, pois estas sofrem também com as consequências de um lixo que não é delas.




Após concluída a atividade, o lixo recolhido ficou exposto no calçadão, centro do município, como forma de chamar a atenção da comunidade e despertar a consciência ambiental.