Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Chefe Escoteiro

Como  primeiras palavras de estímulo aos candidatos a Chefes Escoteiros, com  prazer, contradigo o comum e errôneo conceito de que,  para  conseguir  bons   resultados  na  chefia,  a  gente  precisa  ser um "super-homem" ou um Dr. Sabe-tudo. Nada disso! 

É preciso ser, simplesmente, um adulto-criança, isto é: 

1 - Deverá ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens. 

2 - Deverá   compreender   as   necessidades,   aspirações e desejos correspondentes às diversas idades dos jovens. 

3 - Deverá  ocupar-se  mais  de  cada  um  individualmente  em vez do conjunto. 

4 - Ele, finalmente, deverá, para obter melhores resultados, criar um espírito de grupo entre os indivíduos. 

O  Chefe  Escoteiro  não deve  agir nem  como  mestre-escola, nem  como  comandante militar, nem   como   líder  religioso,  nem   como   instrutor.  A  única   coisa necessária  é  aptidão  para  gozar  a  vida   ao  ar  livre,  para  participar das  ambições  da  juventude  e  para  encontrar  outras  pessoas  que dêem  a necessária orientação  e instrução (quer seja  sinalização ou desenho, quer seja estudo da natureza ou pioneirismo).

Ele  precisa procurar substituir o "irmão mais velho", isto é, ver as  coisas  pelo  mesmo prisma  que  os  jovens  e  conduzi-los  e guiá-los entusiasticamente pelo  caminho adequado. Como  um  verdadeiro irmão mais  velho, ele deverá interpretar as  tradições  da  Família   Escoteira  e fazê-las respeitar, mesmo que isto exija grande firmeza. É só isto! O Movimento é uma alegre fraternidade;  mais  alegre ainda  porque no  jogo  do  Escotismo  você está realizando uma grande obra para os outros e combatendo o desenvolvimento do egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário