Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

sexta-feira, 2 de março de 2012

HASTEAMENTO E ARRIAMENTO DA BANDEIRA


Como incentivo à cidadania e patriotismo, a Bandeira Nacional deve ser hasteada no início das atividades escoteiras e arriada ao final. No caso de atividades que durem mais dias o arriamento deve ser feito às 18 horas.

No caso do cerimonial incluir outras Bandeiras, como do Estado, Cidade, Grupo Escoteiro, etc., deve-se tomar o cuidado para que a Bandeira Nacional mereça o destaque, ao centro e mais alta, bem como deverá ser a primeira a chegar ao topo do mastro, no hasteamento, e a última a descer, no arriamento.

Em caso de Luto Oficial, no hasteamento a Bandeira subirá até o topo do mastro e retornará a “meio-pau”, e no arriamento sairá de “meio-pau” até o topo do mastro, de onde será definitivamente arriada.

FORMAÇÃO PARA O CERIMONIAL: A formação da Tropas será em ferradura, com o Chefe e Assistentes s e colocando na sua abertura, lateralmente e um pouco afastados do mastro.
Preparação – existem bandeiras – como a francesa, a italiana, a belga e outras – que, pelo seu desenho, não exigem cuidados especiais quando do hasteamento, outras, no entanto, com a da Holanda, da Alemanha, da Venezuela, da URSS e a nossa, tem alto e baixo, devendo, portanto, cuidar-se de hasteá-las na posição correta. Em quaisquer circunstâncias, verificar:
· se os nós de fixação da bandeira na adriça são os certos e se estão devidamente apertados, evitando-se que a bandeira se solte, em decorrência de um nó frouxoou mal aplicado;
· se a perna de subida da adriça está amarrada no canto superior da bandeira, evitando-se que seja hasteada de cabeça para baixo;
· se a adriça está desembaraçada, tanto para a subida como para a descida.

Tomados estes cuidados, a bandeira está pronta para a cerimônia.


QUEM VAI HASTEAR/ARRIAR: O Chefe designa dois membros juvenis para cada Bandeira.

HASTEANDO: Ao serem chamados os dois jopvens se dirigem ao mastro,onde retiram a “cobertura”, e um deles se coloca com o mastro às suas costas, tendo nas mãos a adriça que deve ser puxada, enquanto o outro, com a Bandeira em suas mãos, se coloca de frente e afastado do mastro, formando com a adriça um triângulo retângulo, cujo ângulo reto está justamente no jovem que fica junto ao mastro.
Quando está tudo preparado o jovem que está com a Bandeira diz: “CHEFE,BANDEIRA NACIONAL PRONTA!”,
O Chefe, então, dirá:
- ATENÇÃO TROPA, FIRMES!
Todos ficam firmes.
- BANDEIRA NACIONAL EM SAUDAÇÃO!
Todos fazem a saudação.
- IÇA!

O jovem que estiver junto ao mastro vai puxando a adriça, de maneira uniforme, enquanto o outro vai liberando a adriça e mantendo-a esticada, de tal forma que a Bandeira possa alcançar o topo do mastro.

Quando a Bandeira atingir o topo quem está junto ao mastro continua segurando a adriça, enquanto o outro se aproxima, recolhendo a sobra, que será presa ao mastro. Enquanto isso é feito o Chefe comanda o descansar.

Feito isso, os dois colocam a cobertura, distanciam-se 3 metros do mastro e, voltando-se para a Bandeira fazem a saudação, retornando em seguida para os seus lugares.

ARRIANDO: O processo segue o mesmo ritual, com pequenas mudanças na seqüência. Inicialmente os dois chamados dirigem-se até 3 metros do mastro e fazem a saudação, para após retirarem a cobertura e preparem o triângulo com a adriça. As frases são as mesmas, com a alteração do verbo Hastear por Arriar. Feito o arriamento as duas pessoas desatam a Bandeira da adriça, que será recolhida, e dobram a Bandeira, que será entregue ao Chefe, após o que retornam aos seus lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário