Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

terça-feira, 13 de março de 2012

Voluntário Adulto no Escotismo



A presença do adulto


Quando o Escotismo começou a se expandir, lá pelos meados de 1908, a partir da publicação do livro Escotismo para Rapazes, baseado nas experiências de vida de Baden-Powell, e principalmente nos resultados do acampamento experimental da Ilha de Brownsea (Inglaterra), não se imaginava que fosse tomar a dimensão que tomou logo, por isso não havia um programa onde a participação do adulto fosse necessária.
Era um método concebido para a auto-educação dos jovens; e de um certo modo ainda hoje assim está definido em seu propósito.
Mas logo se fez necessário a presença de adultos para orientar os jovens. Todavia o Movimento continuou a ser um movimento para jovens; não se descartando que os adultos também se beneficiam dele, quer seja através do aprendizado de técnicas e habilidades, quer seja através da diversão e ambiente de camaradagem que acompanham as atividades escoteiras, ou ainda por saber-se útil à sua comunidade.

O Trabalho do adulto voluntário no Grupo Escoteiro

O Grupo Escoteiro, e as Seções Autônomas, são as organizações locais que proporcionam prática do Escotismo para os seus membros. São nestas organizações que a maioria dos adultos voluntários desenvolvem o seu trabalho - os níveis regional e nacional também contam com o trabalho voluntário.

Basicamente há duas espécies de trabalhos a serem desenvolvidos junto a um Grupo/Seção; O técnico, que é o trabalho junto aos jovens, e o de apoio, realizado em funções de administração, finanças, relações públicas e institucionais, etc.

Basicamente há duas áreas de atuação para os adultos em um grupo escoteiro: A técnica, onde aqueles que tem habilidades ou facilidade para atuar como educador de crianças e jovens, colaboram pondo em prática o programa escoteiro; e a administrativa, na qual atual os adultos que apresentam habilidades para administração, comunicações, transportes, finanças, serviços gerais, etc..

Os adultos que atuam na ÁREA TÉCNICA são chamados escotistas (em alguns grupos há a figura do diretor técnico, o qual é um dirigente por não atuar diretamente com os jovens). São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como escotista:

» chefe de seção (Alcatéia de Lobinhos, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro);
» assistente de chefe de seção;
» instrutor (auxíliar eventual com conhecimento prático em alguma assunto específico, que contribui, em colaboração com a chefia da seção, para o treinamento, a orientação e avaliação dos jovens).

Os adultos que atuam na ÁREA ADMINISTRATIVA são chamados dirigentes. São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como dirigente:

Membro da Diretoria (alguns cargos são eletivos para mandatos de dois anos, outros são criados pela própria diretoria e os seus membros nomeados por ela, varia de grupo para grupo);
Membros da Comissão Fiscal (cargos eletivos para mandatos de dois anos)
Membros de Comitês e comissões de trabalho ou assuntos (transportes, comunicações, captação de recursos financeiros, etc) Assessores para os mais diversos assuntos.
Nos casos dos cargos eletivos exige-se que o membro seja sócio do Grupo antes de concorrer ao cargo, nos demais casos uma entrevista com o responsável por recursos adultos do grupo ou toda a diretoria do grupo é quem definirá a situação do candidato a voluntário .

Como fazer para ingressar em um grupo escoteiro
Após contactar o grupo, haverá uma entrevista preliminar onde deverão ser conciliados os interesses do grupo com os seus interesses. Serão pedidas referências pessoais para checagem (é o cuidado de quem trabalha com crianças e jovens).

Uma vez entedidos que os seus interesses conciliam com os do Grupo, e que há uma área onde você pode colaborar, e após checados todas as informações dadas, será ministrada uma Palestra Informativa, através da qual você melhor conhecerá o escotismo e participação dos adultos nele. O passo seguinte é a designação de um assessor pessoal, alguém que lhe orientará em suas funções. Antes de sua designação, nomeação ou eleição é negociado o termo de adesão, deconformidade com a Lei do Voluntariado, no qual são estabelecidos as suas funções e o tempo de trabalho que você se dispõe a dedicar ao Escotismo, entre outras coisas. Agora só resta entrar no sistema de formação e arregaçar as mangas para o trabalho, ou vice-versa.

Para obter informações mais detalhadas sobre o Escotismo e o trabalho do Voluntário faça o download do DAIME (Documento do Adulto Iniciante no Movimento Escoteiro).

ESCOTISTAS

DIRIGENTES
Tarefa Atuar diretamente na educação dos jovensAtuar nas áreas de apoio: administração, finanças, materiais e suprimentos, relações institucionais, comunicações, etc.  Cargos Chefes de Seção, Assistentes de Chefe, Instrutores Membros da Diretoria, Comissão Fiscal e Comissões de Pais Tempo para Planejar, executar e avaliar atidividades de sua Seção: reuniões de sede, bivaques, acampamentos, excursões e visitas Participar das reuniões do órgão em que é membro (geralmente mensais) e desempenhar as ativididades de acordo com as escalas de serviço: secretaria, tesouraria, almoxarifado, apoio às atividades

Tanto para os dirigentes quanto para os escotistas exige-se identificação com os Fundamentos do Escotismo, aceitando plenamento os princípios nele expressos, e vontade ferrea de colaborar por acreditas no ideal escoteiro.

Os conhecimentos escoteiros, as habilidades mateiras, a preparação para atuar como educador, tudo isto é feito nos cursos de formação ofertados pela UEB através da Região Escoteira, sendo as primeiras informações sobre o Movimento dadas através de uma Palestra Informativa.

Perfil básico do adulto

»»> que tenha disposição para assumir e enfrentar as tarefas próprias de seu processo de desenvolvimento pessoal, quer seja quanto às responsabilidades educativas ou em função de apoio a quem atua diretamente com elas;
»»> que manifeste uma atitude intelectual suficiente para compreender os alcances fundamentais da tarefa que desenvolve; que possua a competência e qualificação que requer a função que se propões a realizar, ou que se comprometa a desenvolver o processo necessário para obtê-la;
»»> que demonstre adesão às normas da União dos Escoteiros do Brasil, aceitando-as e incorporando-as à sua conduta; que tenha a idade, a saúde e o tempo suficiente para desenvolver com afetividade a responsabilidade que se propões a assumir.

CARGO IDADE MÍNIMA ESCOLARIDADE
Diretor de Grupo e membros da Comissão Fiscal 21 anos Superior incompleto/cursando (recomendado)
Mestre Pioneiro 23 anos Superior incompleto/cursando
Assistente de Mestre Pioneiro 22 anosCurso Médio Completo (antigo 2º grau)
Chefes de Seção 18 a 23 anos*Curso Médio Completo (antigo 2º grau)
Assistentes de Seção18 anos Estar cursando o ensino médio (antigo 2º grau) devendo ter completado no caso do Ramo Sênior.
Instrutores e outros colaboradores, maiores de 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário