A sua Patrulha tem Livro de Ouro?
Não? Pois bem, primeiro vamos saber o que é o Livro de Ouro da Patrulha.
O Livro de Ouro é parecido a um baú onde estão guardadas todas as lembranças da vida de uma Patrulha. Imagine um livro de histórias, imagine as histórias ao pé do fogo, as anedotas de acampamentos reunidas em um só lugar. Esse lugar se chama o Livro de Ouro.
O Livro deve ter seu nível de acesso, ou seja, só os patrulheiros investidos (os que fizeram a Promessa) podem vê-lo. Isso é só um exemplo e vai de acordo com a tradição de cada Patrulha. Veja outra sugestão: imaginem que a Patrulha Morcego tem por costume só liberar o acesso ao Livro depois que se conquista a Segunda Classe.
Quando fui sênior, por exemplo, havia uma sub-sala no canto de tropa que permanecia trancada. Só tive acesso a ela quando fui investido como sênior. O conteúdo desta sala era…..bem, meu compromisso de não revelar o que havia la dentro eu respeito até hoje (risos).
Voltando ao Livro.
Para que se mantenha uma ordem (porque todo escoteiro é ordenado, não é mesmo?) dentro do livro, tente dividir seu conteúdo em capítulos.
Um exemplo:
1. Descrição da biologia do animal-totem
2. História da Patrulha
3. Elementos da Patrulha
4. Atividades
5. Fotos
6. Top Secret
7. Curiosidades
8. Depoimentos
Nomeie um escrivão para que o livro possa ser atualizado constantemente.
Nas reuniões de Patrulha, por exemplo, vocês podem ler o Livro de Ouro e garanto que darão boas gargalhadas ao se lembrarem das aventuras que viveram juntos.
Em alguns Grupos Escoteiros, há Livros de Ouro de 20 anos atrás! É realmente interessante ler esses livros. E é bom lembrar que continuam sendo atualizados, ou seja, daqui há outros 20 anos ele continuará contando a história daquela Patrulha.
Fonte: http://cafemateiro.wordpress.com/2010/01/25/livro-de-ouro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário