Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Livro de Ouro da Patrulha

A sua Patrulha tem Livro de Ouro?

Não? Pois bem, primeiro vamos saber o que é o Livro de Ouro da Patrulha.

O Livro de Ouro é parecido a um baú onde estão guardadas todas as lembranças da vida de uma Patrulha. Imagine um livro de histórias, imagine as histórias ao pé do fogo, as anedotas de acampamentos reunidas em um só lugar. Esse lugar se chama o Livro de Ouro.

O Livro deve ter seu nível de acesso, ou seja, só os patrulheiros investidos (os que fizeram a Promessa) podem vê-lo. Isso é só um exemplo e vai de acordo com a tradição de cada Patrulha. Veja outra sugestão:  imaginem que a Patrulha Morcego tem por costume só liberar o acesso ao Livro depois que se conquista a Segunda Classe.

Quando fui sênior, por exemplo, havia uma sub-sala no canto de tropa que permanecia trancada. Só tive acesso a ela quando fui investido como sênior. O conteúdo desta sala era…..bem, meu compromisso de não revelar o que havia la dentro eu respeito até hoje (risos).
Voltando ao Livro.
Para que se mantenha uma ordem (porque todo escoteiro é ordenado, não é mesmo?) dentro do livro, tente dividir seu conteúdo em capítulos.

Um exemplo:
1. Descrição da biologia do animal-totem
2. História da Patrulha
3. Elementos da Patrulha
4. Atividades
5. Fotos
6. Top Secret
7. Curiosidades
8. Depoimentos

Nomeie um escrivão para que o livro possa ser atualizado constantemente.
Nas reuniões de Patrulha, por exemplo, vocês podem ler o Livro de Ouro e garanto que darão boas gargalhadas ao se lembrarem das aventuras que viveram juntos.

Em alguns Grupos Escoteiros, há Livros de Ouro de 20 anos atrás! É realmente interessante ler esses livros. E é bom lembrar que continuam sendo atualizados, ou seja, daqui há outros 20 anos ele continuará contando a história daquela Patrulha.

Fonte: http://cafemateiro.wordpress.com/2010/01/25/livro-de-ouro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário