Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O QUE SIGNIFICA SER UM (A) CHEFE ESCOTEIRO (A) ?



Todos nós somos os melhores chefes que sabemos ser.... Mas será que não poderemos ser melhores?

Achar que já sabemos todas as verdades, que teremos sempre toda a razão, acharmos sempre  que temos as respostas mais corretas não nos transforma em dinossauros ?  E será que dói, reconhecer, com humildade, que precisamos aprender ainda mais?

O chefe escoteiro mais do que qualquer outro tem que guardar dentro dele a maior de todas as habilidades de um ser humano – a de estar sempre pronto a aprender! Ter a disponibilidade para fazer isso nutre e fortalece os nossos ideais e objetivos.


Reconhecer  e tornar-se flexível a essa realidade não enfraquece ou minimiza, mas  engrandece e potencializa todos os talentos, na medida que sempre há novas coisas a descobrir e novos universos para aprender !

Mas quando pensamos o que significa ser um chefe escoteiro,  instintivamente desenhamos uma receita mágica, um retrato perfeito, com características ideais, mesmo sabendo  que é impossível alguém atingir todos os parâmetros. Mas  quando nos propomos elencar a visão ideal,  temos como  objetivo de fazer uma rota, com todos os seus  detalhes, para que todos os que a trilham, escolham a sua maneira de viajar e levem na sua mochila de valores, os itens mais próximos da sua visão pessoal.

Abaixo, você tem todas as nossas necessidades para o Movimento crescer, dar certo, ajudar os jovens...
Faça as suas escolhas para a sua jornada. Quantos mais itens escolher, maior será a responsabilidade e o peso emocional.
Mas isso, por incrível  que pareça, o fará uma melhor pessoa, ainda que lhe dê mais trabalho !
Por isso que você foi escolhido!

·         Ser responsável pelo cumprimento dos objetivos e dos horários das atividades programadas.
·         Incentivar e dar o exemplo de uso correto de uniforme, comportamento e compromissos com o Movimento Escoteiro.
·         Ter a maturidade suficiente para formar e educar os jovens  evitando “ser um adulto vestido de menino”, caindo em comportamento e atitudes infantis.
·         Deve ser capaz de controlar situações e ter bem claro qual é o seu papel como dirigente, líder  educador.
·         Aprender mais a cada dia e não satisfazer-se com o que já sabe. Há sempre  algo novo para aprender – jogos, metodologia, técnicas,  etc. A expressão “Aprender até morrer” está implícita  na promessa escoteira !
·         Entender a nossa missão no Movimento escoteiro como dirigentes educadores e não como simples entretenedores.
Sempre estamos num processo de formar seres humanos e o nosso vocabulário, apresentação pessoal, uniforme, atitudes como líder, vícios, manhas e manias, são parte integrante desse processo.
·         Preparar as atividades de forma consciente, com eficiência, qualidade, variedade, com um planejamento básico adequado.
·         Saber adequadamente a metodologia e as características do seu Ramo, para ajudar na organização e no trabalho para atingir as metas propostas.
·         Compartilhar o seu conhecimento e experiências a fim de enriquecer o trabalho da equipe (que é o seu Grupo escoteiro!) a atingirem todos melhores resultados. Não importa aonde é o furo, mas o barco de vocês é o mesmo!
·         Evitar usar o Movimento Escoteiro para seu benefício pessoal ou necessidade de poder e auto-afirmação.
·         Promover a união, a solidariedade e a fraternidade, evitando situações de conflito, discussões infantis e mal-entendidos.
Antes se pergunte  se o motivo é justo e justifica a discussão e o desgaste.
·         Organizar a sua unidade de trabalho – etapas de progressão, listas, datas, fichas médicas, plano de trabalho, harmonia dos elementos, para administrar de forma eficiente os recursos da unidade.
·         Liderar com respeito, autoridade, critério e carinho! Evite os gritos e independentemente da idade, respeite o outro!
O respeito é uma  rua de mão dupla.
·         Ter iniciativa para organizar as atividades e motivar os envolvidos.
Trabalhar harmoniosamente em equipe  e ajudar a torna-la coesa .Evite o personalismo . Procure agir com bom-senso, empenho, efetividade, evitando atitudes arrogantes e petulantes. É complicado trabalhar com os “donos da verdade” !
·         Evite cair em militarismos desnecessários (marcialidade excessiva, vozes de comando não apropriadas, castigos, batismos e punições, saudações rígidas)  que criam um ambiente falso de liderança. Guarde bem que o nosso fim é o educativo e afetivo!
·         Evite as brincadeiras sem controle que podem terminar em acidentes lamentávies. Meça as consequências e os riscos da atividade.
Você é o  responsável perante os pais!
·         Avaliar constantemente o trabalho feito, levando em conta que a missão maior de um chefe escoteiro é ensinar a aprender,  é  ensinar a ter responsabilidade e ensinar a tomar decisões!
·         Lembre-se das palavras de BP – “Liderança não se impõe! Ela nasce!”

Mestra Pioneira  Silvia Cristina C. Carvalho
       55º GE Morvan Dias Figueiredo – Santos  - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário