Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PAIS ESCOTISTAS


- Meu pai é Chefe Escoteiro, disse o garoto a um companheiro de escola. Neste fim de semana nós vamos acampar!
Quem escuta esse diálogo, não deixa de perceber o orgulho estampado na face e nas palavras ditas com tanto entusiasmo. Isto se repete em todos os lugares do mundo em que se pratica o Escotismo.
Vários pais, procurando estar ao lado de seus filhos, tornam-se Chefes Escoteiros e, muitas vezes, tornam-se “pai” de vários meninos, amigos de seu filho.
Como difere da vida dos colegas de escola, onde se costuma ouvir, até com certo rancor, palavras de censura!
- Meu pai não “larga do meu pé”. Sempre quer ir aonde eu vou... Já estão me chamando de “filhinho de papai”...
Nestas duas colocações, existe uma grande diferença: no primeiro caso, o pai “faz parte do time”, e no outro, está tentando impor sua pessoa a uma situação individual que é o seu filho.
O pai que é Chefe está realizando um trabalho, vestido igual aos jovens, fazendo as mesmas coisas, vivenciando a mesma aventura, organizando atividades para um grupo de jovens que, “por acaso”, seu filho faz parte. Colocando-se lado a lado com seus Escoteiros como se fosse um irmão mais velho, procura orientá-los dentro dos princípios de um Código de Honra, que é a Lei Escoteira.
Qual é a maior preocupação de todos os pais?
Não é o que seu filho está fazendo e com quem está, quando fora de suas vistas? Quais são suas companhias? Por onde ele anda?
Proporcionando-lhes uma opção de vida, com atividades atraentes, progressivas e variadas, preenchendo seus tempos livres com ações positivas, evita que essas horas vagas sejam desperdiçadas, muitas vezes, com atos impróprios.
Qual o pai que não gostaria de estar com seu filho o tempo todo e, principalmente, ser aceito por ele?
Todos os pais se preocupam com seus filhos, mas, infelizmente, poucos são os que se ocupam com eles. Isto é um fato!
Aqueles pais, que também são Chefes, têm a rara oportunidade de compartilhar um mundo de aventuras com seus filhos, vivenciando o seu mundo particular, junto com seus colegas, podendo influenciar discretamente no rumo de sua vida, através de mensagens positivas, (sem se tornar um chato) e bons exemplos dirigidos a todo o grupo.
Não faz parte desta faixa etária o culto aos heróis? Qual o pai que não gostaria de ser o herói de seu filho?
Certamente, no Movimento Escoteiro, quando pais e filhos participam dos mesmos ideais, nasce uma afinidade muito grande, transformando-os em verdadeiros amigos e, para sempre!
O Escotismo é uma das poucas atividades em que toda a família pode participar independente de idade ou sexo, convivendo as mesmas emoções e vivenciando os mesmos valores morais.
Nele, os pais, como Chefes ou Diretores, são aceitos pelos seus filhos, e participam juntos sem o incômodo de se sentir “demais” ou então, “pegando no pé”, como dizem os nossos filhos.
Adote seu filho antes que um traficante o faça. Dedique algum tempo a viver com ele suas alegrias e suas ambições. Não espere muito tempo, pois tentar aproximar-se dele depois de grande é quase impossível. Não perca a melhor época da sua vida, período em que você pode conquistar a sua confiança, seu respeito e, principalmente, seu amor! Já passou pela sua cabeça que, talvez, este jovem deseje mais sua companhia do que o último modelo de vídeo-game?
Imagine você pai, em um acampamento Escoteiro, junto a vários jovens e nele o seu filho, ao redor de uma fogueira já em brasas após ter ardido em altas chamas e assistido a alegria de todos cantando, tomando um chocolate quente, cercado por uma natureza em que a certeza da presença do Criador está no coração de todos. Estrelas enormes cercando uma lua grande e brilhante a ponto de dispensar os lampiões, aquele cheiro de mato com sereno e das lonas das barracas umedecidas, que somente aqueles que já participaram de um acampamento pode reconhecer, um círculo de amigos em que a fraternidade é o ponto mais alto da convivência, com certeza terás seu filho como seu maior amigo!
Você terá certeza que valerá à pena participar da vida de seu filho!

Elmer S. Pessoa – DCIM – setembro 1989/2011
46º ALMIRANTE TAMANDARÉ – São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário