Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

domingo, 6 de maio de 2012

Descrição dos Encargos na Patrulha


MONITOR E SUBMONITOR:

O Monitor é o líder eleito pela patrulha e nomeado pela Chefia da Tropa. Para auxiliá-lo em suas atribuições, o Monitor, em comum acordo com a Patrulha, designa um Submonitor. O Monitor e o Submonitor têm um mandato de duração indeterminada, e ocuparão seus cargos segundo avaliação conduzida pelo Conselho de Patrulha.

O Monitor é responsável pela administração, disciplina, treinamento e escolha das atividades de sua Patrulha. Preside o Conselho de Patrulha e transmite aos companheiros os conhecimentos, habilidades e técnicas  escoteiras. Cabe-lhe zelar para que seus companheiros distribuam entre si, segundo critérios próprios de cada Patrulha, os encargos e as tarefas necessárias ao bom funcionamento da Patrulha, seja no acampamento ou na sede. O Submonitor auxiliará e tomará parte destas responsabilidades, bem como comandará a patrulha quando o Monitor não estiver presente. Ambos deverão suprir a falta de algum patrulheiro cumprindo com o encargo e as tarefas que eram a ele designado.

DESCRIÇÃO DOS ENCARGOS:

Nos times de futebol, cada jogador sabe que deve cumprir uma função e sabe também que quanto melhor faça sua parte, mais se beneficia a equipe. Igual as boas equipes, nas patrulhas da Tropa cada um conhece sua responsabilidade, a realiza com entusiasmo e dando o melhor de si.

Cada escoteiro da Tropa deverá ter ao menos um cargo que foi designado no Conselho de Patrulha e que desempenhará por aproximadamente seis meses. Nosso objetivo é assegurar o comprometimento de todos com o funcionamento da Patrulha e a todos possibilitar o desenvolvimento da capacidade de liderança.

Os encargos serão escolhidos pelo Monitor e o Submonitor, em reunião do Conselho de Patrulha, que negociarão com os companheiros, mediante um sistema de rodízio, o exercício de encargos a ele confiados.

Alguns desses encargos serão listados abaixo:

Na sede:

a) Almoxarife - encarregado do inventário (lista) e da conservação do material da Patrulha;

b) Secretário - encarregado da entrega das autorizações e da lista de presença;

c) Tesoureiro - encarregado da arrecadação de fundos e das compras;

d) Bibliotecário - encarregado da atualização do mural do grupo e das sugestões para publicações no blog da Tropa;

e) Recreacionista - encarregado de esporadicamente apresentar jogos e canções;

g) outros, de acordo com as necessidades da Patrulha.

Em acampamentos e outras atividades externas:

a) Almoxarife - como na sede;

b) Intendente - encarregado da guarda dos alimentos e responder ao apito da chefia;

c) Cozinheiro - encarregado da preparação das refeições;

d) Auxiliar de cozinha - encarregado em manter limpa e organizada a cozinha e auxiliar o cozinheiro quando necessário;

e) Sanitarista - encarregado em manter limpo o campo, e construir as fossas e latrinas quando necessário;

f) Aguadeiro - encarregado do abastecimento de água para a cozinha e outras necessidades;

g) Lenheiro - responsável por não deixar faltar lenha para a fogueira e principalmente, para a cozinha;

h) outros, de acordo com as necessidades da patrulha ou da atividade em que a patrulha está envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário