Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A SUA SEÇÃO CANTA BASTANTE?



Você tem o hábito de cantar com a sua seção? Todas as reuniões de sede costumam iniciar com uma canção, após a inspeção, hasteamento e oração? Pode ser um Hino, uma canção escoteira ou até uma canção popular... Sente dificuldade, inibição ou é apenas a falta de hábito...

Talvez o chefe tenha esquecido a razão das canções nas reuniões e atividades escoteiras... O tempo é curto e ele tem muitas coisas para pensar e fazer... Às vezes até nos esquecemos que o chefe é um ser humano como qualquer outro, que tem emprego, família e há casos que ainda estão fazendo faculdade e, para a alegria de seus jovens, é chefe da sua Tropa de Escoteiros!

Então, vamos procurar lembrar a todos os chefes o papel da canção na seção e, mais amplamente, no Escotismo!

A canção é um importante recurso de formação! Por isso vamos dar algumas “dicas” de como usar esses recursos, com naturalidade.

Usamos a canção no início da atividade para miscigenar o ambiente inicial. Conforme o horário da reunião, alguns vem de casa ainda meio sonolentos, outros muito ativos, ansiosos com a reunião, outros temerosos em fazer determinada atividade, alguns com o estômago cheio da refeição e mais lentos por esse motivo, outro talvez nervoso com o boletim recebido e a possibilidade de enfrentar o pai em uma proibição e outras tantas situações emocionais diferentes que podem gerar um comportamento desigual e que pode oscilar da hiperatividade até uma apatia para com a reunião. 

O efeito da canção é quase milagroso! Quando bem aplicada, levanta a moral daqueles que precisam e refreia o entusiasmo daqueles excessos de molecagem, equilibrando o entusiasmo com o desânimo, nivelando por igual o comportamento e preparando a seção para a programação do dia.

E por que acontece isso?  Todos cantando a mesma música, no mesmo ritmo, na mesma altura e tom de voz, fazendo os mesmos gestos, a canção tem o poder de, praticamente, igualar a todos, tendendo a torná-los uma só mente em toda a seção.  

Todos sabem que a canção pode alegrar um ambiente, torná-lo feliz e descontraído, bastando ser uma música alegre, fácil de cantar e até com movimentos. Pode baixar o ânimo, criar desânimo e tristeza, se for uma música sentimental e melancólica. Pode gerar motivação, prontidão e até disposição para um confronto se for um hino patriótico.

Fazer crescer o espírito natalino, compaixão, solidariedade, fraternidade, como acontece quando ouvimos as músicas de Natal! Criar um momento de reflexão e religiosidade em um culto ecumênico ou um ato inter-religioso, ou mesmo indo ao outro extremo, tocando músicas sinistras e próprias para as festas de Halloween irão produzir o medo, suspense e terror...

É só saber usá-las! Existem aos milhares em nossos cancioneiros escoteiros e também nos populares. A canção corretamente escolhida, e aplicada no momento certo, é capaz de mudar totalmente o ambiente, tornando a seção atenta e receptiva! Esse recurso pode ser usado em qualquer momento da atividade, ou quando perceber que existe o perigo de se instalar o desânimo.

As canções mais fáceis de cantar, principalmente quando recebemos a visita de outro Grupo Escoteiro, é a “canção com guia” a qual um chefe puxa a letra e os outros repetem. Não há erro e dispensa a necessidade de todos conhecerem a letra e a música. É só seguir o guia...

Não se deve levar em conta o fato que as músicas são cantadas diferentes por outros Grupos. É bastante comum um Grupo cantar uma canção conhecida, com letra e até a música diferente da cantada pelo outro Grupo. No Escotismo existe muito paródia, isto é, em uma música popular bastante conhecida é colocada uma letra escoteira. Isto fere os direitos autorais, mas acaba sendo relevada porque não tem objetivos comerciais.

Um bom Grupo Escoteiro não pode dispensar este recurso e, principalmente, privar seus jovens de um divertimento sadio e ao alcance de todos. Quem nunca participou de um Festival de Canções Escoteiras? É o lugar adequado para ser apresentados novos cantores escoteiros, novas canções com músicas inéditas, novos arranjos musicais e uma juventude alegre e participativa.

Se você ainda não tem o habito de cantar, comece o mais rápido possível e verá como sua seção se tornará mais alegre e susceptível a sua direção. E isto acontecerá em pouco tempo, pois você terá jovens mais felizes e contentes...

É por aí o “caminho das pedras”! É só percorrê-lo.

Elmer S. Pessoa – DCIM – setembro 1989/2011
46º ALMIRANTE TAMANDARÉ – São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário