Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Insígnia Mundial de MEIO AMBIENTE


Desejamos que todo o jovem que tenha sido um Escoteiro faça o melhor possível para ser, na idade adulta, um Homem ou uma Mulher AMANTE DA NATUREZA E CAPAZ DE RESPEITAR SUA INTEGRIDADE.

Mesmo no tempo em que ainda nem existia a palavra "Ecologia", a preocupação com a preservação com o meio-ambiente já estava presente no Movimento Escoteiro.
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que "o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os animais e as plantas".

No Movimento Escoteiro, temos consciência de que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade, constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.

A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer com que essas relações se desenvolvam sem colocar em risco o futuro das próximas gerações.
Como as Especialidades, a Insígnia Mundial de Meio Ambiente pretende ser um ponto de partida, estimulando-o na obtenção e no exercício de conhecimentos em torno de 5 objetivos:


Ar e Água

A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro

Habitats e Espécies

O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas
Substâncias perigosas

O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado

Melhores práticas ambientais

As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas
Riscos ambientais e desastres naturais

A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais



Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas dentro de uma progressiva complexidade.

Aceite mais esse desafio e estabeleça
como sua meta pessoal conquistar a
Insígnia Mundial de Meio Ambiente 

Faça da conquista da I.M.M.A. mais uma oportunidade para desenvolver sua capacidade de planejar e executar o TRABALHO EM EQUIPE. Mobilize seus amigos mais chegados, converse com sua Matilha ou Patrulha, e tente envolver a todos na fascinante tarefa de conhecer um pouco melhor o mundo em que vivemos. Alem de ser importante para o seu desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe tornará possível e facilitará a execução de algumas tarefas incluídas nas diferentes ETAPAS.

Um Certificado e um Distintivo
A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente será reconhecida pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo de acordo com o Ramo.





O distintivo correspondente à Insígnia Mundial de Meio Ambiente é um círculo com 5,5 cm de diâmetro, bordado sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente.

A IMMA é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje Escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição; quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.

Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de Meio Ambiente você terá o direito de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.

Veja alguns itens que devem ser cumpridos dentro de cada ramo e adquira o GUIA da Insígnia Mundial do Meio Ambiente para maiores esclarecimentos.


Ar e Água

A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro

Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente

Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente

Habitats e Espécies

O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas

Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat.
Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais.



Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat.
Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade.





Explorar a área local. Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas.

Conhecer os problemas mundiais da conservação que estão afetando a biodiversidade

Substâncias perigosas

O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado

Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente.
Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais.


Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes.
Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor.


Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e pela comunidade para reduzir estes riscos.
Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente.

Melhores práticas ambientais

As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas

Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto.




Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem minimizar o impacto no meio ambiente.
Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais




Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente.
Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o nosso impacto no meio ambiente. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais

Riscos ambientais e desastres naturais

A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais

Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais.
Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local.



Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade.




Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos ambientais e catástrofes naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário