Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Queremos o desenvolvimento do ser humano como um todo e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origem social, raça e credo.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

QUEM PRETENDEMOS FORMAR?

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre e capaz de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos;

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor;

Um homem ou uma mulher amante da natureza, capaz de respeitar sua integridade; guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus, e coerente em sua fé;

Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

NOSSAS ATIVIDADES ACONTECEM TODOS OS SÁBADOS DAS 14:00 às 17:00

*** Maios informações pelo e-mail: escoteirosroama@gmail.com ou pelo telefone: (54) 9140-8747, com o Dirigente Matheus ***

LOCAL DAS ATIVIDADES: Rua JOSÉ FRANCIOSI - BAIRRO SANTIN - Junto aos Campos de Futebol 7 Santin e Mezzomo, Município de Serafina Corrêa-RS, CEP: 99.250-000.

domingo, 6 de maio de 2012

Honra ao Escotismo


Uma recomendação que dou para todos os pais é para colocar seus filhos para serem escoteiros. Será algo de grande valia. Isso é algo que deve ser resgatado, o escotismo não pode ser esquecido em nosso Brasil.
 
Então esse artigo pretende resgatar esse movimento.

 Agora, o que é escotismo?

É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
 
São grandes coisas que a criança aprende desde cedo, é algo que é capaz de fazer com que as crianças sejam grandes cidadãos.
O fundador do escotismo se chama Baden-Powell.

Continue Lendo...


Baden-Powell realizou o primeiro acampamento escoteiro em 1907 com um grupo de vinte rapazes de 12 a 16 anos de idade na Inglaterra.
A esses jovens Baden-Powell ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.
Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como:
- Firmeza de caráter
- Autoconfiança
- Espírito comunitário
- Valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.
Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro escotismo para rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente como seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações. O pai do movimento escoteiro internacional, Frederick Russell Burnham e conhecido por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell depois de servirem juntos na campanha dos matabeles em 1896, sendo está uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo. Burnham começou na atividade aos 14 anos e foi um perito rastreador de índios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo.

A recepção das ideias de Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de patrulhas escoteiras estavam formadas, praticando escotismo. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo, chegando à América do Sul em 1908, ao Chile.
Vejam uma grande frase de Baden-Powell:

"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."

De fato é verdade, por isso que os pais devém colocar seus filhos para serem escoteiros, a meu ver é uma forma que os pais tem para colaborarem com a educação.
Em 1909, mais de 10.000 jovens realizaram uma exibição de suas perícias escoteiras no famoso Palácio de Cristal, em Londres. Nem mesmo a chuva e o frio, naquela manhã do dia 4 de setembro, puderam arrefecer o entusiasmo deles. Nesta reunião histórica, os rapazes formavam a maioria.
Temendo a degeneração das suas ideias, e verificando a necessidade de integrar todos dentro de um movimento que crescia rapidamente, Baden-Powell passou a dedicar-se à organização do movimento escoteiro, que não era sua proposta original. Desliga-se do Exército, em 1910, e ingressa no que chamou de sua "segunda vida", dedicada ao crescimento e fortalecimento do Escotismo.
Ainda em 1910, é criado o escotismo do mar, bem como surgem dentro do movimento as "Girls Guides", ou seja, as guias escoteiras. A partir de 1912, Baden-Powell passa a viajar pelo mundo divulgando e unindo o Escotismo, que se desenvolve agora como uma "Fraternidade Mundial".
 

Também em 1912, foi publicado o primeiro Manual das Guias, "Como as Moças podem ajudar o Império …" escrito por Agnes Baden-Powell
Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes. Em 1917, é constituído informalmente o primeiro conselho internacional da associação de guias da Inglaterra, e, no ano seguinte, é publicado o texto base do Guidismo, escrito por Baden-Powell, especialmente para as guias.
 
O Escotismo recebe de William F. de Bois Mclaren uma área de terra, na floresta de Epping, arredores de Londres, onde se instala Gilweel Parko centro de formação de chefes escoteiros o curso passa a ser chamado de curso para insígnia da madeira. Os que completam o curso recebem um colar de contas e um lenço com um pedaço de tecido atrás com a trama característica do clã dos McLaren. Em 1930, Lady Olave Baden-Powell é aclamada chefe guia mundial, função que exerceu até 1976, quando veio a falecer.
A última presença pública de Baden-Powell para os escoteiros foi em 1937, no Quinto Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda, depois do que viajou para o Quênia, onde fixou residência a partir de 1938 juntamente com Lady Olave. Morre nesse local.
A principal organização representativa internacional é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), WOSM em inglês. O Escotismo é o maior movimento organizado de educação não-formal. Em setembro de 2005, as estatísticas apontam o escotismo presente em 216 país e territórios, com um total de 28 milhões de filiados, havendo apenas seis países sem escotismo. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007, foi realizado o Jamboree Mundial do Centenário na Inglaterra, com a participação de cerca de 42 mil pessoas em mais de 120 países.

Vejam como é a Lei Escoteira:

O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.

O Escoteiro é leal.

O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

O Escoteiro é cortês.

O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

O Escoteiro é obediente e disciplinado.

O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Vejam as promessas que o jovem deve fazer diante do grupo quando entra para ser um escoteiro:

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira."

Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.
Diante disso digo que é importante o escotismo na sociedade, vamos lutar para que esse movimento cresça no Brasil, será de grande valia para o país. O escotismo na verdade colabora muito com a educação.
Dentro do sistema de educação de qualidade a meu ver entra o escotismo.
Mas devemos incentivar os pais a colocarem os filhos.
            Uma das formas da criança não entrar na bandidagem é ser um escoteiro, vai aprender muitas coisas boas que pode ser aproveitadas na vida.
Esse movimento deve ser mais vivo que nunca, ainda mais nesse novo Brasil que está crescendo.
Deixo algumas frases do grande Baden-Powell para todos:

 FRASES DE BADEN-POWELL

"Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas que tiveram de vencer".
"Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço.
Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais comodo; o Serviço envolve sacrifício.
Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem.
Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade”.
"O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros".
"Creio que Deus nos colocou nesta vida para sermos felizes".
São frases de otimismo que são úteis para vida do grande fundador do escotismo.
O dia do escoteiro é 23 de abril, notem que é o dia de São Jorge. Então, o padroeiro dos escoteiros é São Jorge.
São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio.
            No dia em que São Jorge chegou lá a sorte havia caído sobre a filha do rei, Cleolinda. São Jorge resolveu que ela não devia morrer, e então foi atacar o dragão que vivia num pântano nas proximidades, matando-o.
Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar.
É um dos santos mais populares.

Vejam um video produzido pela união dos escoteiros do Brasil para divulgar o movimento para os jovens.

É um grande video para divulgar o movimento no Brasil.
Então que todos os pais vejam a grande importância que o escotismo tem dentro da educação. Esse movimento tem grande valia.
É uma grande recomendação para os pais colocarem os filhos para serem escoteiro, assim os pais estarão fortemente colaborando para formação de grandes cidadãos.

ESSE ARTIGO É PARA INCENTIVAR OS PAIS A COLOCAREM SEUS FILHOS PARA SEREM ESCOTEIROS.

COMO SE FOI DITO SERÁ ALGO DE GRANDE VALIA.

AS CRIANÇAS VÃO APRENDER MUITAS COISAS ÚTEIS, O ESCOTISMO ENSINA.

AGORA DEPENDE DOS PAIS.

O ESCOTISMO TEM UM GRANDE PAPEL NA EDUCAÇÃO.

O ESCOTISMO É CAPAZ DE FORMAR GRANDES CIDADÃOS.

É UM COMPLEMENTO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

VAMOS ENTÃO SEMPRE PROCURAR CELEBRAR O DIA DO ESCOTEIRO QUE É 23 DE ABRIL.


Fonte: Fernando Soares Palencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário